Começa hoje a XIX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo

Hoje começa a XIX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, onde mais de 350 cavaleiros, percorrem 150Km a cavalo ao longo de quatro dias. O certame termina a 28 de Abril com uma missa campal. 

Começa hoje o maior evento nacional equestre do País, que une o profano e o sagrado, a XIX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, e que termina a 28 de Abril. A Romaria conta com a participação de centenas de romeiros vindos de diversos pontos do País e até do estrangeiro.

A partida é hoje, pelas 09h30, da Moita e a chegada a Viana do Alentejo, após um percurso de cerca de 150 km, feito em 4 dias, está prevista para as 17h00 de dia 27 de Abril. No último dia, a 28 de Abril, decorre a missa campal, onde todos os romeiros assistem. Até ao momento estão 350 cavaleiros inscritos, mas ao longo da viagem muitos se juntam a esta romaria.

Este ano a actriz Alexandra Lencastre é a madrinha da Romaria, que é embaixadora do Alentejo, e vai entrar em Viana do Alentejo ao lado do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, numa charrete. Para além dos romeiros, também há muitos cavaleiros, bandarilheiros e até ganaderos que participam nesta Romaria.

O evento, foi retomado em 2001, após um interregno de mais de 70 anos. A organização é feita em conjunto com as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo. A romaria recupera uma antiga tradição de carácter religioso existente na vila da Moita, quando os lavradores se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, para pedirem protecção e boas colheitas para o ano inteiro. O percurso que se fazia há 70 anos atrás é o mesmo de hoje, e é feito pela antiga Canada real.

Muitos dos romeiros participam nesta romaria pela amizade, companheirismo e tradição, não tanto pela religião. Este ano esperam-se ainda mais romeiros, a igreja de nossa senhora D’Aires foi requalificada e os devotos irão visitá-la certamente. As varandas e janelas das casas dos habitante de Viana do Alentejo enchem-se de decorações alusivas ao evento, pois decorre um concurso para eleger a melhor de todas.

“São 4 dias incríveis. Exaustos mas intensos. Algo que quem participa nunca esquece. É um fim de semana de festa para nós os filhos da terra, que voltamos a casa, nesse fim-de-semana para viver mais um ano de tradição. É uma alegria. As modas alentejanas e a música espanhola fazem parte desta tradição e como é habitual, a Câmara de Viana do Alentejo preparou um programa cultural para dia 27, para receber os muitos visitantes esperados”, revela Angelita Letras, que participa todos os anos na Romaria. E acrescenta: “É um orgulho pertencer a esta tão bonita vila alentejana que, nestes dias, marca a diferença no panorama nacional neste mundo equestre e de tanta afición. Convido tudo e todos a visitar Viana do Alentejo no dia 27 de Abril”.

Veja algumas imagens dos anos anteriores.

Fotos: Joaquim Bacalas

Artigos Similares

Destaques