O burro de Tróia

Francisco Guerreiro, deputado ao Parlamento Europeu, partilhou recentemente nas redes sociais o seu regozijo porque, em virtude do trabalho do seu grupo parlamentar, “O cerco aperta à Tauromaquia!”. Sendo parte interessada, e não gostando particularmente de cercos, muito menos a actividades económicas e culturais com profundo impacto social e comunitário, procurei apurar a magnitude do…

Académicos de Elvas

O simples facto de ter sido em Elvas, no dia 16 de Maio de 1909, que Juan Belmonte vestiu pela primeira vez “de luces”, aos dezassete anos, já catapultaria por si esta cidade para os anais da história taurina. Em todas as biografias do “Pasmo de Triana” Elvas vem mencionada como local do seu debute…

A arte de depenar o ganso

A dificuldade que os alguns partidos e deputados anti-tauromaquia enfrentam em consomar a proibição desta arte performativa obriga-os a engendrar esquemas e artefactos no sentido de tentar enfraquecer o meio e afastar os aficionados das praças.     Não é novidade que existam pessoas que não partilham dos mesmos gostos culturais. As diferenças são sobejamente conhecidas e quando respeitadas, encarando a liberdade como valor máximo, são saudáveis.    Também já não é…

Radicalismo e gestão governativa urbano-depressiva

O radicalismo e a gestão governativa urbano-depressiva, tomaram conta de nós… Acaba por ser deveras fatigante esta batalha que o mundo rural trava diariamente. Amanhã, serão votados no Parlamento projectos de lei, que visam o fim de qualquer apoio público aos espetáculos tauromáquicos. Foi esse o mote para o debate no Jornal da Noite da…

Estado de graça

Monty Python ensinou-me que tudo na vida tem um lado brilhante, por muito negra que nos possa parecer, se olharmos bem, lá estará o bright side of life. Então cá estamos nós, num desses períodos sombrios da Humanidade, controlados por um estado de calamidade onde para além de se propagar a doença, mais rápido se…

Contam connosco

Vivemos dias de enorme complexidade.   Se por um lado não há ninguém minimamente consciente que coloque em causa a necessidade de tratarmos o tema da pandemia com o máximo de precaução, por outro lado, todos percebemos que a vida tem de continuar porque, não tendo as pessoas nem as empresas capacidade para hibernar, se…

Reflexão sobre o toiro bravo

Esta reflexão que aqui vos deixo, não é mais do que um grito de alerta em defesa de um animal, o toiro bravo, que amo com todas as minhas forças e energia intelectual e, tristemente, vejo esquecido e atacado, resultado de uma ignorância que apedreja a história e a cultura portuguesa. Mas como incorrigível optimista…

Pela Defesa e Valorização da Tauromaquia

Nós também temos uma visão de Futuro!   Temos a visão do dia, em breve, em que voltaremos a estar fardados com os nossos amigos, a fazer o que mais amamos na vida; pegar toiros;   Temos a visão de muito em breve voltarmos a experienciar essa alegria e emoção, esse ambiente de diversão sem…

Há coisas mais importantes!!!

Sim, há coisas muito mais importantes!!! Mas será que o conjunto de pequenas coisas como gostos, costumes, pensamentos e maneiras de estar, não se tornam uma grande coisa?   Coisa essa que no fundo nos define como pessoas, como seres integrantes e activos de uma sociedade que queremos democrática, multicultural , que nos integra e…

Forcados e Cidadania

No meio da enorme confusão das últimas semanas, entre tanta incerteza e dados contraditórios, houve muitos dados positivos e gestos de grande solidariedade. Uns de maior visibilidade, outros mais discretos e contidos. Fui, ao longo das semanas, tomando nota de coisas que iam acontecendo, e registando atitudes generosas, que passaram ao lado da maior parte…

25 de Abril só para alguns

No passado dia 25 de abril, o Senhor Presidente da República chamou a Belém vários intervenientes do mundo cultural e artístico, com os quais analisou o impacto da presente situação, dando um sinal claro ao País das suas preocupações para com este sector num momento difícil e que a todos atinge sem dó nem piedade.…

Nova Ordem Social

Vivemos tempos em que uma parte da Humanidade se acha superior à outra parte. Até aqui nada de novo ou surpreendente, tem sido assim desde o começo e pelos vistos continuará a ser. As civilizações fizeram-se de opressores e oprimidos, agora é que parece que se quer apagar este comportamento caracteristicamente humano. Notável é o…

Tragédia Grega

O método não é recente nem inovador, na Grécia Antiga já se representava, Alexandre O Grande foi antecipadamente “reformado” com semelhante procedimento, o próprio Sócrates, não, não é o amigo do Carlos Santos Silva, dele provou, e o Império Romano do mesmo se foi usando para fazer politica. Deixando de parte a metáfora, actualmente a…

O governo Português pode causar administrativamente a extinção da raça do touro bravo!

À Comissão Europeia. Venho apresentar uma queixa do Governo Português pela medida de aumentar o imposto das touradas em Portugal de 6% para 23%. Esta medida irá causar o fim das touradas portuguesas na medida em que vai afetar os poucos organizadores destes espetáculos, com consequências muito negativas a seguir apresentadas: O touro bravo é…

Santarém acordou e é de novo “a Maior”

Não foi um acaso, que deixei para o “Dia de Reis” esta minha crónica. Mesmo tendo em conta da importância do dia 6 de Janeiro para a maioria da população na Península Ibérica, mesmo sabendo que este dia assinala o “fim das Festas” e o terminus da melhor época do ano (para o meu gosto),…

Tertúlia D. Miguel I: Homenagem ao GFA Lisboa

O Restaurante Cave Real, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa foi pequeno para acolher todos os que participaram no Jantar de Natal da Tertúlia D. Miguel I, durante o qual foi prestada homenagem ao GFAL, pelos 75 anos da sua fundação e a alguns dos membros antigos que vestiram a gloriosa farda de ramagens…

Análise II: Cavaleiros Alternativa 2019 por Miguel Ortega Cláudio

O toureio a cavalo, a beleza do imperfeito   A arte de tourear, qualquer que seja a sua vertente, o intérprete, o momento, o lugar, quando se dá o “click”, culmina numa fonte de inspiração, que comove e desperta sentimentos como poucas coisas. Felizmente este ano os aficionados tiveram vários momentos em que expressaram o…

Jantar de Gala dos 75 anos do GFA Lisboa

No amplo e bonito salão da Ordem dos Médicos, na Av. Gago Coutinho, teve lugar o Jantar de Gala comemorativo dos 75 anos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Pode dizer-se que foi uma festa que a dignidade da data assim o impunha e, por isso, será uma noite que ficará na memória de…

Análise I: Ganadarias 2019 por Miguel Ortega Claudio

Só com um Bravo na arena, é possível o “Milagre da Arte”   Desde a tarde de Redondo, em que a temporada fechou portas até hoje, primeiro domingo de Dezembro dia que escrevo, passou sensivelmente um mês que aproveitei para reflectir e para combater de alguma forma a ressaca, que sempre existe com o fim…

Análise Tauronews 2019

Findo mais um ano tauromáquico em Portugal, foi tempo de reunir a família Tauronews no já tradicional almoço de final de temporada. A primeira conclusão a retirar do almoço, é que a família Tauronews está felizmente a aumentar, e a sala já começa a ser pequena para tantos “irmãos de afición”. Foram perto de 90…

O PAN a fazer PANices

Ontem circulou pelas redes, em modo viral, como se de um surto de ébola extremamente mortífero se tratasse, contagiando e espalhando morte à sua passagem, o conteúdo programático eleitoral do PAN onde, no capitulo da Justiça, Transparência, e Combate à Corrupção, Secção Sistema Prisional, o partido pretendia e transcrevo, porque neste caso as palavras importam…

Quem nos defende dos nossos governantes?

Introdução Pequena oratória inerente a cada tomada de posse do principal responsável de estado, o Presidente da Republica que sendo o garante do regular funcionamento das instituições democráticas, cabe-lhe nomear o principal responsável do Governo – o Primeiro Ministro – que consequentemente propõe a nomeação ou exoneração dos restantes ministros do seu governo: “Juro por…

Fotógrafos Taurinos e “tira-bonecos”

Esta semana foi emitido um comunicado subscrito por uma larga maioria dos fotógrafos taurinos que habitualmente cobrem as corridas de toiros em Portugal. No essencial, trata-se do marcar de posição face à “divulgação/venda/cedência das imagens” – conforme referem – massiva e pouco criteriosa das ocorrências trágicas, mas intrínsecas à atividade tauromáquica, que infelizmente sucederam na…

Da minha Terra vê-se o Mundo…

Nasci embalado pelo arrulhar das águas do Tejo e intuindo a força e a majestade dos vultos negros que se entreviam do outro lado da margem, eterna promessa de feitos heróicos para aqueles que se atrevessem a enfrentá-los. Já não me recordo da primeira vez que os vi ao vivo, ou, pelo menos, daquilo que…

Uma Mulher no Campo

Há alguns anos atrás, era eu miúda, e por hábito ao fim de semana acompanhava o meu Pai nas voltas do campo. Claro que o meu programa preferido era o que incluía a visita à ganadaria, para vermos as vacas da manada e os respetivos bezerros do ano, os novilhos e por fim os toiros…

Obrigado, Grupo de Forcados Amadores de Santarém!

Escrevo estas sentidas palavras “na ressaca da festa”, como antigo forcado, responsável de um meio de comunicação mas acima de tudo como aficionado, pois quero assim passar aos que não tiveram o mesmo privilégio que eu de estar presente o que é essência da festa!

Análise Tauronews 2017

Realizou-se este sábado o dia de campo da Tauronews em Montemor-o-Novo. Contámos com a presença de quase meia centena de pessoas entre colaboradores e familiares, numa fantástica Paella, bem regada e cheia de alegria. Foi realmente um dia bem passado em família, do qual tirámos algumas ideias do que poderá ser o ano 2018 da…

Prós e contras (sem IVA)

Embora o tema do programa tenha sido, abstratamente, Touradas: Tradição ou espetáculo cruel, a ignição foi, sem dúvida, a questão do IVA para a tauromaquia e a discriminação fiscal de uma atividade especifica dentro do setor cultural: dois pesos e duas medidas fiscais para a cultura, sem fundamentação legal. E no que toca ao IVA,…

Na Terceira pela terceira vez, e que vez!

As Sanjoaninas cada vez estão melhor! Os Açores são realmente um paraíso “perdido” no meio do oceano. Têm atracções para todos os gostos, e para nós aficionados, é a viagem perfeita. Toiros e mais toiros, paisagens fantásticas, gastronomia de excelência, festas de arromba, um povo que recebe como ninguém e faz gala nisso. Povo este…

Carta Aberta à Ministra da Cultura de Dr. António Tereno

Carta Aberta à Ministra da Cultura:

Santarém, acorda!

Antes de mais, e que sirva para todos os esclarecimentos e mais alguns, nada me move contra a empresa Aplaudir, muito menos contra o João Pedro ou até contra a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, entidade pela qual nutro o mais profundo respeito. Este meu desabado é o resultado dum mês de azia e…

Análise Tauronews 2018

Mais uma temporada findada, mais um almoço da família Tauronews. Realizou-se no sábado passado a 2ª edição deste almoço, onde juntámos mais de 80 pessoas, entre parceiros, colaboradores e as respectivas famílias. Serve este almoço não só para trocar impressões sobre o nosso trabalho ao longo da temporada, mas também como agradecimento a todos aqueles…

Quanto vale a memória de um Homem?

Meu querido amigo “Pitó”, escrevo-te estas linhas de coração apertado e com um enorme sentimento de revolta… Ontem, pela primeira vez desde há 12 anos atrás, data em que deste a todo o Mundo Taurino uma derradeira lição de Generosidade, Entrega e Galhardia, esse mesmo mundo optou por ignorar-te, não permitindo que os teus colegas…

Viagem a um paradoxo taurino

Madrid, por San Isidro, a chamada capital mundial da Tauromaquia. Um mês consecutivo de Toiros na Monumental de “Las Ventas”, a Praça a que se atribui o máximo poder de construir e destruir carreiras, de levantar ou baixar “cachets”, fruto da importância que lhe é conferida pela exigência do toiro e do público. Todo o…

Club de Aficionados Práticos Taurinos – Descobrindo a Verdade e a Liberdade!

Os Toureiros, que Homens são esses?… Defrontar um animal bravo, simplesmente munido de um capote ou muleta e com esses instrumentos levar conduzida a torrente selvagem da investida, que Magia o torna possível?… Que sentimentos e sensações são transmitidos que levam a que tantos e tantos arrisquem a sua vida defronte do poderoso Toiro?… Montemor…

Parabéns, Tauronews!

A 16 de Fevereiro de 2017 foi apresentada a Tauronews. Foi um ano fantástico, onde alcançámos metas importantíssimas que permitiram à Tauronews ter neste momento o seu lugar bem vincado e reconhecido na Tauromaquia Portuguesa. Este projecto surge de um sonho meu, no entanto apenas dei o pontapé de saída, pois têm acompanhado e ajudado…

Os toiros salvaram-me a vida

Sim, “salvaram”. Parece estranho, mas é verdade. Se não fossem os toiros, eu não era a pessoa que sou hoje e não lidava com o acidente da mesma forma.  Um acidente pode sempre acontecer fazendo as coisas mais “parvas”; mas se for a fazer a coisa que mais gostamos, encaramos tudo de maneira diferente —…

À Sra. Ministra de qualquer coisa

Carta aberta à Sra. Ministra Graça Excelentíssima Senhora Ministra Graça, Não sei de que civilização provem, mas não será seguramente a mesma de Mário Vargas Llosa, Camilo José Cela, Ortega y Gasset, Picasso, Goya, Velasquez, García Lorca, Júlio Pomar, Nicolau Breyner, Eça de Queirós, Francis Wolf, conhece algum? Não estando eu à altura de nenhum…

Analise à Temporada 2018 no Campo Pequeno

Foram apresentados na passada quinta-feira os cartéis da temporada do Campo Pequeno. Treze espectáculos, doze deles pertencentes ao abono 2018 e uma corrida fora do abono de oportunidade. É na sua generalidade uma temporada aliciante e com bastantes atractivos de corrida para corrida. Haverá pelo menos duas corridas mistas e uma novilhada mista, digo pelo…