Em declarações ao Correio da Manhã, Pedro do Carmo, deputado do Partido Socialista (PS) à Assembleia da República, criticou as propostas legislativas que visam abolir os espectáculos tauromáquicos em Portugal.
Questionado sobre a sua posição acerca do projecto de lei que o Bloco de Esquerda vai apresentar a 6 de Julho e que visa eliminar o financiamento público à tauromaquia, Pedro do Carmo afirma-se contra, adiantando que “as touradas em Portugal são tradição e cultura e a única maneira de termos toiros de lide”, acrescentando que “compete ao Estado potenciar os gostos de cada um e não limitá-los ou restringi-los”.
Já questionado sobre um segundo projecto de lei, igualmente proposto pelo Bloco de Esquerda e que tem por intuito limitar a transmissão de touradas na televisão, o deputado socialista considera a ideia “absurda”, afirmando ainda que “passam em horário nobre situações mais chocantes do que uma tourada à portuguesa”.
Ao contrário do Bloco de Esquerda, cujas propostas visam limitar a tauromaquia, o PAN irá apresentar uma proposta legislativa que pretende mesmo a total abolição da tauromaquia em Portugal. Sobre este assunto, Pedro do Carmo, que foi eleito pelo círculo de Beja, afirma que “não faz sentido haver restrições às touradas”. E continua: “Há que haver respeito pelas minorias que gostam de touradas sem preconceitos”.
Fotografia: Voz da Planície