Um Maestro e dois “Figurões” do Toureio

Sabádo 09 de Março de 2019 17h30m (corrida mista)

Na tarde quente que se fez sentir, grande expectação para uma das corridas fortes da feira, em que estavam anunciados três figurões do Toureio, Diego Ventura a cavalo para lidar dois toiros da ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura, Enrique Ponce e El Juli para lidarem quatro toiros Garcigrande.

Perante casa cheia, tiveram os três direito a sair pela porta grande, mas o nosso destaque vai para o “faenão” de Enrique Ponce diante do seu primeiro oponente.

Faena rotunda, plena de saber, técnica, estética e arte, que fez ecoar sentidos olés na bonita praça de Olivença.

Os “ muletazos” por ambos os pitons resultaram profundos, templados e humilhados, com “câmbios de mano” preciosos e remates dum bom gosto tremendo. Faena de duas orelhas de lei, que lhe valeram a saída em ombros pela porta grande e um reconhecimento pelo público da sua maestria inegável, que lhe tributou a maior ovação da tarde.

Julian López “El Juli”, também teve oportunidade de demonstrar nos dois toiros que lidou todo o poderio do seu toureio.

Protagonizou duas faenas variadas, com mando, temple e conhecimento, obrigando os toiros a meter a cara pelo chão, evidenciou a sua facilidade com o capote, realizando dois primeiros tércios de valor, tendo o público apreciado bastante um quite por “Lopecinas” no segundo do seu lote. Cortou duas orelhas no seu primeiro toiro, saindo também ele em ombros pela porta grande.

Diego Ventura fez o que pode perante os dois exemplares, sonsos, sem casta e sem transmissão alguma de Maria Guiomar Cortes de Moura.

Ainda assim, demonstrou toda a sua raça e arrojo, sem no entanto chegar com força aos tendidos, pois conforme já se referiu anteriormente, os toiros não transmitiam nada e as sortes ainda que bem executadas e limpas, careceram de emoção.

O público reconheceu o seu esforço e a sua entrega, concedendo-lhe duas orelhas no seu segundo toiro, depois de um bom uso do rojão de morte, acabando também ele por sair em ombros pela porta grande.

Tarde grande de toureio, em que bastava a faena de Enrique Ponce para pagar a entrada.

Artigos Similares

Destaques