O presidente da Junta de Andalucía, Juanma Moreno, não prevê grandes mudanças nas medidas de controlo anticovid antes da reunião que realizará, previsivelmente nesta quarta-feira, a comissão de especialistas que assessora a Junta de Andalucía na avaliação da pandemia. Juanma Moreno diz: “é muito difícil autorizar a realização de espectáculos taurinos em Sevilha se não se puder garantir a distância entre espectadores de 1,5 metros.
Durante uma visita ao Hospital Virgen Macarena em Sevilha, Juanma Moreno referiu-se à recente celebração sem público da Final da Copa del Rey no estádio da Cartuja como um exemplo de mau precedente para reduzir as restrições de capacidade nas praças de Toiros, e lembrou que a capacidade para espetáculos teatrais antes da Páscoa também foi reduzida consideravelmente.
Ainda recordou que o aumento da taxa de incidência para 14 dias ultrapassa 150 casos por cem mil habitantes, o que coloca a comunidade em nível de alerta 2. Este nível permite uma lotação máxima em espetáculos culturais de 75 por cento da capacidade, mas desde que seja mantida uma distância entre lugares na mesma fila no caso de lugares fixos ou 1,5 metros de distância se não houver lugares fixos.