O triunfo da tarde foi para, António Torres!

Toda uma mostra do que é a bravura do toiro de lide foi o que saiu ontem pela porta dos curros da arena de Évora, seis Teixeiras bem apresentados, bravos em distintas versões com destaque para o sexto da tarde de nome “Tolosito”, com direito a volta ao ruedo para toiro e ganadero António Francisco Teixeira. Também foram bravos segundo, terceiro e quinto.

A figura do Forcado, tão respeitada e admirada em terras portuguesas e alentejanas particularmente em Évora também triunfou ontem. Com várias pegas de nota alta mas uma em particular, um hino à arte de bem pegar um bravo a protagonizada por António Torres dos Amadores de Évora ao último da corrida.

Manuel Telles Bastos, com a sua habitual classe e toureiria derrama arte em tudo que faz pelas arenas. Cravou ferros de muito boa nota em sortes frontais bem executadas, entrando em terrenos de compromisso no primeiro da tarde, rematado as sortes com garbo e graça toureira. O quarto da tarde foi o mais reservado do curro, tardo nas acometidas ao cavalo e com algumas querenças. Lide desenvolta e breve cravando a ferragem da ordem de maneira correcta mas com pouca conexão com o público.

João Salgueiro da Costa, veio a Évora com sede de triunfo e se no primeiro toiro a lide foi correcta, cravando bons ferros, senhor de uma boa brega mas sem romper fortemente. No quinto a história foi outra, lide menos a muito mais, acabando a mesma em plano de triunfo! Correcto nos compridos e nos dois primeiros curtos e a partir dai rompe para um grande existo, ferros de antologia, daqueles que marcam a diferença. Inspiração, raça e arte presentes na arena e público rendido ao cavaleiro de Valada.

Fechava o cartel Luís Rouxinol Jr. e teve um boa tarde na arena eborense. Lide movimentada no terceiro da ordem, revelou os seus conhecimentos, cravando bonitos ferros que chegaram com bastante força ao público que não lhe regateou ovações. No sexto aproveitou as vibrantes investidas do toiro, cravando grandes ferros rematando a lide com dois palmos de muito boa nota. Triunfo de Rouxinol em Évora.

Dizem os forcados que pegar em Évora tem um sabor especial e ontem foi uma grande tarde de pegas. Santarém e Évora mediram forças diante de toiros exigentes que não perdoaram deslizes. Havia um prémio em disputa para o melhor grupo em praça que os da casa ganharam com justiça. Foram júris os senhores Manuel Murteira, João José Comenda e Pedro Barradas.

Abriu a tarde Francisco Graciosa numa grande pega à primeira tentativa, conseguiu mandar no toiro, trazê-lo toureado e fechar-se bem, com o grupo ajudar com eficiência. Para cara do terceiro foi Salvador Ribeiro de Almeida, que à segunda tentativa resolveu a papeleta. Na primeira tentativa reunião alta e dura com o toiro a despejar. Na segunda manda na investida, recua, para se fechar numa boa pega. Para a cara do quinto foi António Goes, toiro duro e com derrote forte e seco, o António esteve bem nas três tentativas querendo sempre ficar na cara do Teixeira.

Pelo grupo de Évora abriu a tarde Dinis Caeiro, bem à primeira tentativa, numa boa pega com o grupo a ajudar bem. Miguel Direito, à segunda tentativa, numa pega correcta. Fechou a tarde António Torres que simplesmente soberbo!  Tudo foi bem feito, desde o momento que salta para a praça até que sai com o público de pé a bater palmas. Com a sua calma habitual começa a citar o touro desde cá de trás, a dar muitas vantagens, com o touro a arrancar com pata e a ter uma reunião inacreditável, o que fez com que ficasse como uma lapa na cara do touro, para não sair mais. Olé!

Dirigiu uma corrida que contou com meia casa de publico Maria Florindo, assessorada pelo médico veterinário Carlos Santana.
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Similares

Destaques