Jantar de Gala dos 75 anos do GFA Lisboa

Crónica

No amplo e bonito salão da Ordem dos Médicos, na Av. Gago Coutinho, teve lugar o Jantar de Gala comemorativo dos 75 anos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Pode dizer-se que foi uma festa que a dignidade da data assim o impunha e, por isso, será uma noite que ficará na memória de todos os que estiveram presentes nesse evento espectacular.

 

Os forcados mais antigos e os actuais foram de grande simpatia e emprestaram ao acontecimento uma elegância de assinalar, tal como o fizeram os seus familiares e amigos. Após uma serviço excelente a anteceder a refeição, foi servido um jantar com a classificação de cinco estrelas, quanto a apresentação e, sobretudo, quanto ao conteúdo. Confecção excelente acompanhada por vinhos de qualidade.

 

Quando o jantar estava a terminar, o antigo forcado Francisco Mendonça Mira, recém-eleito para vice-presidente da ANGF, deu início às várias intervenções, sem que primeiro tivesse agradecido a presença de centena e meia de pessoas, fez uma súmula da actividade do GFAL e indicou os nomes dos elementos que constituíram a Comissão de Honra. A partir de então foi dando a palavra aos vários oradores inscritos.

 

A primeira intervenção foi de João Nuno Azevedo Neves, antigo forcado e membro da Comissão de Honra. Este advogado lembrou que ficou a dever a Nuno Salvação Barreto a sua entrada no grupo e salientou que o grupo continua a mostrar o espírito de camaradagem imposto pelo fundador. Entre outras intervenções saliente-se as de Nuno Boneville, Pedro Gil, de Eurico Lampreia, que acentuou a trilogia, mística, simpatia e sentido de família e lembrou a sua pega em Madrid, João Vasco Lucas, que continua a acompanhar o grupo, José Luís Gomes, antigo cabo e que para muitos continua a ser um verdadeiro ícone do Grupo e da Festa, sucessor de Nuno Salvação Barreto, 38 anos fardado, embora retirado mantém todas as suas extraordinárias faculdades, aprendeu com Nuno “a ver o toiro”, tem a alegria de ver seus dois filhos forcados, um deles o Pedro Maria, actual cabo, e comunicou que deixara de ser membro da ANGF, de que era um dos fundadores.

 

Por fim interveio o cabo Pedro Maria Gomes que historiou um pouco GFAL, sobretudo quanto a números, agradeceu a todos e destacou as famílias que tanto se incomodam com a actividade nas arenas.

 

Foi projectado um filme com os parabéns endereçados por familiares e algumas fases das pegas, entre as quais a do veterano José Luís Gomes, este ano no Campo Pequeno na corrida do 75º. aniversário.

 

Uma linda festa que os mais jovens aproveitaram no fim para dançarem com as suas mulheres e com as suas namoradas. A comemoração desta data tão importante terá o seu epílogo com a deslocação ao México.

 

Está pois de Parabéns o prestigiado Grupo de Forcados Amadores de Lisboa!

Ultimos Artigos

Artigos relacionados