O cavaleiro e ganadero José Luís Sommer D’Andrade faleceu, ontem, sábado dia 19, no Hospital de Elvas.
Segundo a rádio Elvas, após tratar dos seus animais, Sommer D’Andrade sentiu-se mal e o INEM deslocou-se à Herdade de Fontalva, entre Barbacena e Santa Eulália, no concelho de Elvas.
Natural de Lisboa e filho do famoso mestre de equitação Fernando Sommer D’Andrade (autor de várias obras sobre a nobre arte de cavalgar em toda a sela), José Luís Sommer D’Andrade, de 75 anos, tomou a sua alternativa no Campo Pequeno em 4 de Junho de 1970, na corrida que inaugurou esse ano as noturnas na monumental de Lisboa. Teve Mestre David Ribeiro Telles por padrinho e como testemunhas actuaram Vitor Ribeiro (pai), Fernando Andrade Salgueiro e o então amador D. José João Zoio. Lidaram-se toiros de Fernando Sommer D’Andrade e pegaram os Forcados do Ribatejo e os Académicos de Vila Franca de Xira, que eram comandados, respetivamente, por Júlio Parente de Almeida e Miguel Palha Van Zeller.
Mesmo retirado das arenas há vários anos, Sommer D’Andrade nunca deixou de atuar em festivais, o último dos quais no final da temporada passada em Alcochete (despedida do bandarilheiro Salvador Taborda), onde voltou a recordar os seus dotes de bom toureiro clássico.
A Tauronews, endereça a sentidas condolências a toda a família enlutada.
Reveja aqui uma entrevista do Ganadero a La Dehesa y El Toro:
Informação Rádio Elvas