Duarte Pinto vai abrir a temporada no Campo Pequeno a 11 de Abril e confessa que é um orgulho, uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. O cavaleiro comemora este ano 10 anos de Alternativa
O cavaleiro Duarte Pinto, que comemora este ano 10 anos de Alternativa, é um dos triunfadores que integra o cartaz da primeira corrida do Campo Pequeno, a 11 de Abril, pelas 21h45, em Lisboa. A Tauronews quis saber como está a correr a preparação da nova temporada e esteve à conversa com o cavaleiro. “Está a correr bem, tem sido um Inverno muito intenso, a preparar a quadra de cavalos para que esteja em forma para a temporada de 2019, quer a quadra principal como os cavalos novos que espero que reforcem ainda mais a minha quadra de cavalos. Bem como a minha permanente preocupação de evoluir e saber cada dia mais, quer como cavaleiro quer como toureiro”, começa por revelar.
No que se refere à sua quadra, Duarte tem alguns cavalos novos que têm feito as suas delícias. “Tenho seis cavalos novos em preparação mas, para entrar já nesta temporada, destaco dois: “HÁBITO”, Preto Luso Hanoveriano, ferro Ortigão Costa; “FORTE”, Lusitano, Russo, ferro Quinta da Lagoalva. Acredito que podem trazer mais valias”, desvenda.
O cavaleiro vai estar no Campo Pequeno, o que para ele é sempre um motivo de felicidade. “Os sentimentos são vários, desde o orgulho e honra como a responsabilidade e a exigência. Tem sido uma praça muito importante para mim, ao longos das várias temporadas, desde a reinauguração, tenho tido noites importantes nesta praça, a praça mais importante do mundo no toureio a cavalo. Em 2018, as duas destacadas noites de Agosto e depois a confirmação em Setembro, vieram reforçar ainda mais o impacto que o Campo Pequeno têm tido na minha carreira”, conta. E avança: “Os aficionados podem esperar de mim o mesmo que tenho mostrado em todos os anos: profissionalismo, ambição e permanente vontade de melhorar e elevar o nível para responder às suas exigências. É assim que se conquista aficionados!”
No que se refere às corridas que vai fazer esta temporada, Duarte Pinto prefere não levantar muito o véu, mas confessa: “Tem havido uma resposta muito positiva e um interesse dos vários empresários e penso que vou marcar presença nas principais praças e datas importantes no panorama taurino nacional. Infelizmente, por um ou outro motivo, não se conseguem todas as desejadas. Tenho trabalhado muito para isso e espero provar cada dia, e em cada praça!”
Apesar de não revelar em que Praças vai estar, Duarte não esconde a vontade de tourear em algumas praças internacionais. “Penso que em Portugal, salvo talvez uma ou outra excepção, já toureei praticamente em todas as praças e datas de referência. Pretendo cimentar tudo isso, tornar habitual a minha presença em todas essas praças, fazer parte de um leque de toureiros que a afición quer e valoriza. Isso é muito importante! As principais praças de Espanha e França também seriam importantes para mim mas apenas em condições interessantes! Quem sabe”, diz à Tauronews.
Completamente entregue à sua profissão e ao amor que sente pelo toureio, Duarte confessa que pretende “transmitir o que vai dentro de mim e a forma como sinto o toureio. A personalidade própria e a verdade que vai dentro de nós é a melhor maneira de “agarrar” o público”, conta. E termina: “As expectativas são elevadas, pela evolução e conquista que tenho conseguido ao longo das últimas temporadas, pela época especial e forte de 2018 e pela comemoração de uma data, que apesar de simbólica e pequena, não deixa de ser especial, 10 anos de alternativa”.