Casa Sónia em Vila Franca de Xira motivo de reportagem

A conhecida Casa Sónia em Vila Franca de Xira, sobejamente conhecida pelos aficionados por vender artigos taurinos foi motivo de reportagem no site Sapo Viagens.

“Casa Sónia em Vila Franca de Xira é um pequeno universo repleto de objetos dedicados exclusivamente à Festa Brava, touros e cavalos. Numa pequena loja temos uma grande variedade de objetos e peças de vestuário associadas ao universo ribatejano.”

Situada no centro histórico de Vila Franca, próximo da Palha Blanco, é um estabelecimento pequeno, antigo e de origem familiar. A proprietária informa que “Eu estou aqui há 35 anos. Antes já tina estado a minha mãe com uma retrosaria. Como não havia nada destes artigos em Vila Franca, comecei um negócio mais regional.”

Fique com a reportagem aqui:

A narração é de Sónia Lambuça e deu continuidade a uma atividade da mãe, de produção de peças de vestuário feitas à medida. “Produzo para campinos e forcados. Calções de campino, coletes de campino, jaquetas. Para os forcados é igual, embora o tecido seja diferente. É também calções, os forcados não usam colete, têm a jaqueta.”

A grande maioria das peças de vestuário que produz segue com todo o rigor a tradição. Por exemplo, nas jaquetas, a escolha é entre a versão portuguesa ou espanhola. “À espanhola são abotoadas até acima e têm um cós. À portuguesa é gola de banda e como se fosse um casaco.” Outra diferença tem a ver com a época do ano porque “o tecido difere. Se for de verão é mais fino. As de inverno são quentes, o tecido é parecido com os das samarras e algumas têm também gola de raposa. A jaquetas dos forcados é rameada.”

São poucas as exceções à tradição. Segundo Sónia Lambuça, a jaqueta é das poucas peças que ultrapassou o universo regional e ganhou novos consumidores. “Já tenho visto senhoras com jaquetas, também usam. Pode não ser é azul escuro. Já tenho feito para senhoras.

Um dos ícones do campino é o colete vermelho. “Também há preto. Do campino mais idoso ou viúvo.” No entanto, “o que faz parte do traje do campino em festas é o vermelho. É usado com os calções azuis escuros e com meia branca. Nas festas ao andarem na rua usam esta farda. Jaqueta ao ombro, barrete verde, colete vermelho.”

Algumas destas peças de vestuário são feitas à medida e no passado chegou a fazer capotes para os mais jovens. Agora já não, embora tenha alguns exemplares à venda, como também samarras. Apesar da diversidade de artigos regionais, os tempos não estão fáceis. “Nada se vende muito e agora está pior. Está mau. O que se vende mais aqui são barretes. Barretes e bonés à ribatejano.”

Sónia Lambuça é uma aficionada da Festa Brava. Gosta do toureio a pé, mas não aprecia corridas de toiros de morte.

Pode também ouvir aqui.

Foto e informação Sapo Viagens

Artigos Similares

Destaques