“É um dia para viver a Tauromaquia em família”

O objectivo da organização do evento Dia da Tauromaquia foi juntar várias actividades para miúdos e graúdos. Neste dia, o público pode assistir a vários espectáculos e pode descer à arena do Campo Pequeno para confraternizar com toureiros e forcados

O Dia da Tauromaquia está a aproximar-se, pois realiza-se a 23 de Fevereiro, no Campo Pequeno, e as expectativas estão muito altas. As novidades vão ser muitas e o espectáculo que é direccionado para a família, tem muitas actividades para miúdos e graúdos, como nos conta Hélder Milheiro, director-geral da PróToiro, que organiza o evento. “O grande objectivo é celebrar a cultura taurina e a liberdade cultural, estes foram os dois aspectos que guiaram a criação do programa”, começa por revelar Hélder à Tauronews.

O principal foco da organização é que as pessoas passem um bom dia na cidade de Lisboa. “Este programa dirige-se a vários públicos e tem uma grande dimensão infantil e pedagógica, que pode ser para adultos ou crianças. Depois tem actividades taurinas demonstrativas, com a presença de uma tauromaquia popular, no caso da Capeia Arraiana, que é Património Cultural Imaterial de Portugal, e os Recrutadores, que é uma Tauromaquia antiga que está a ressurgir novamente e está a ter bastante sucesso, por isso, quisemos misturá-la neste programa, depois conjugando com o festival taurino que tem um cartel de luxo”, contou o porta-voz da PróToiro.

Para além disso, “colocámos também uma componente de demonstração equestre e de fado, que são duas áreas essenciais para a Tauromaquia”, revela. E acrescenta: “É um programa muito diversificado, pois também teremos um teatro para crianças, animação infantil com insufláveis, pinturas, desenhos, jogos e alguns presentes para as crianças”. Este será “um dia para viver a Tauromaquia em família”, diz.

Uma das maiores novidades deste programa é que “todos podem meter a mão na massa, pois temos a demonstração de toureio a pé, a cavalo e as pegas. Para além disso há também uma aula de toureio e de pegas, onde todos vão poder ir para dentro da arena, quer os pais, quer os filhos, aprender a tourear”, desvenda Hélder Milheiro. E avança ainda: “Depois, no final do festival, as pessoas podem descer todas para a arena e ir ter com todos os artistas que lá estão presentes para tirar fotografias e pedir autógrafos”.

Ao longo do dia a “maior parte das actividades são gratuitas. Só as actividades como os Recrutadores, a Capeia Arraiana e a Demonstração Equestre é que são gratuitas mediante a apresentação do bilhete do festival. Os preços são baixos, pois variam dos 7,50€ aos 35€ e, para além disso, quem tem cartão de aficionado, ou quiser ainda aderir, tem 10% de desconto no bilhete”, afirma o director-geral.

No final do espectáculo, “após a meia-noite, vai haver uma after party, na discoteca Lust in Rio, em Lisboa, que se destina a um público mais jovem, mas temos as portas abertas para todos. É uma forma de continuar a celebração mas de outro modo”, realça.

Artigos Similares

Destaques