“Queremos fazer chegar emoção às bancadas”

Sábado, o Grupo de Santarém reúne-se para mais um treino de preparação da próxima temporada, na Herdade da Gatinheira, pelas 11h00. O cabo está confiante e afirma que o grupo só quer dar emoções às bancadas com as pegas. 

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém, já está a preparar a próxima temporada, que se inicia a 17 de Março, na Praça de Toiros de Santarém. Na semana passada, o grupo reuniu-se numa Ferra, onde aproveitaram para treinar as pegas de cernelha e estar em convívio na Herdade do retirado elemento João Rosado. “O objectivo das ferras, ao contrário do treino, é estarmos também a prestar um serviço aos ganadeiros, que é o ferrar do gado”, revela João Grave, cabo do grupo. E acrescenta: “Com isto treinamos a parte das cernelhas, pois no grupo de Santarém sempre houve muito a tradição da pega de cernelha. Estas Ferras são muito importantes para treinarmos este tipo de pegas”.

Empenhados na preparação do grupo para a próxima época, João revela que sábado vão ter um treino na Herdade da Gatinheira, propriedade do  antigo elemento do Grupo, João Ramalho, em Salvaterra de Magos, pelas 11h00. “Este treino é com gado bravo em que vamos treinar as pegas de caras e as ajudas”, conta o cabo. “Agora neste treino é que se vai ver melhor se há gente nova, mas espero que sim, porque o grupo precisa de renovação e de garantir o futuro. Normalmente, isso nota-se nos primeiros treinos. Apesar de, às vezes, no primeiro treino aparecerem dez e no final da temporada já só aparecem três. Uns vão deixando de aparecer e outros continuam, o que é normal em todos os grupos”, desvenda João Grave.

O cabo está confiante para a temporada e afirma que o grupo vai fazer tudo para que corra bem. “Estamos a preparar a época, estamos a começar os treinos, mas espero que corra bem e vamos dar o nosso melhor para nos prepararmos como grupo. Temos forcados novos, que tem que ganhar experiência, mas sempre com o objectivo de tirar o melhor partido dos toiros e de fazer chegar emoção às bancadas com as pegas”, confidencia o cabo de Santarém.

Artigos Similares

Destaques