“Expectativas elevadas para uma temporada de comemoração”

O cabo dos Forcados Amadores de Coimbra confessa à Tauronews algumas curiosidades sobre o ano em que comemoram 15 anos de existência. No sábado, o grupo treina na Praça de Toiros de Abiul, juntamente com os Amadores de Coruche, pelas 15h30

O Grupo de Forcados Amadores de Coimbra comemoram este ano 15 anos de existência, por isso, estão a treinar com afinco para que a sua época seja de glória. Para que tudo corra de feição, os Amadores de Coimbra vão realizar um treino, sábado, juntamente com o grupo de Coruche, na Praça de Toiros de Abiul, Pombal, pelas 15h0.

Segundo Pedro Silva, cabo dos Forcados de Coimbra, o primeiro treino aconteceu a 16 de Fevereiro com “quatro vacas que permitiram treinar, sobretudo, a técnica. Também foi um bom treino para os mais novos, que lhes permitiu ganhar à vontade e começarem a perceber as funções dentro de praça”, disse à Tauronews.

Muitos têm sido os mais novos que querem ingressar no mundo dos toiros, como conta Pedro: “Felizmente temos gente nova todos os anos, que nos asseguram o futuro do grupo. Temos anos com mais e outros com menos malta nova, e claro que não ficam todos, mas conseguimos manter sempre o grupo completo”.
Tal como em outros anos, o Grupo tem “miúdos que já treinaram na temporada passada mas não tiveram a oportunidade de fardar, e este ano estão a demonstrar mais entrega e vontade para ganharem o seu lugar no grupo. Também temos alguns miúdos a treinar pela primeira vez, que se estão a deixar contagiar pelo bom ambiente do grupo, entusiasmados para se fardarem este ano”.
No que se refere a corridas, ainda estão no segredo dos deuses. “A distinção de Grupo Triunfador na Feira Taurina de Abiul em 2018, permite-nos dar por garantida a presença nesta feira em 2019. Temos outras corridas já apalavradas com os empresários, mas deixaremos que estes divulguem os cartéis”, revela.
O grupo, “este ano comemora os 15 anos, um marco que tentaremos celebrar com uma temporada que fique na memória. Estamos a trabalhar com esta ilusão, de pegar corridas sérias em praças onde nos sentimos bem recebidos pelo público. Também procuramos sempre ir a praças onde nunca pegámos, e deixar a nossa marca”, conta. E o cabo avança: “Geralmente, deixamos boa impressão e boas relações por onde passamos, e isso é, sem dúvida, uma mais valia para o grupo, deixando sempre praças abertas para voltarmos a pegar”.
Sobre as expectativas sobre a próxima temporada, o cabo é peremptório: “O facto de ser a temporada dos 15 anos, de termos desde cedo a presença confirmada na Feira de Abiul, e ainda a despedida de forcados que marcaram o grupo, deixa as expectativas elevadas para uma temporada de comemoração. Iremos continuar o nosso trabalho, de fomentar a afición pelo norte e beiras do país, aproveitando a renovação da confiança do país na festa brava”, termina.

Artigos Similares

Destaques