Os Amadores de Évora realizaram um treino onde apareceram alguns novos talentos. O Tauronews esteve à conversa com o cabo, João Pedro Oliveira, que revela que o grupo já tem muitas corridas marcadas e que vão ser em grandes feiras taurinas e praças importantes.
O Grupo de Forcados Amadores de Évora, realizou no sábado um treino onde apareceram novos talentos, em São Vicente e Ventosa, Elvas. “Treinamos com quatro vacas e apareceram uns dez miúdos novos, foi muito bom para juntarmos o grupo depois de algum tempo sem nos vermos”, revela João Pedro Oliveira, cabo dos forcados há dois anos.
Apesar de existirem muitos grupos, ainda há muitos jovens que querem seguir a arte de pegar, como nos revela o cabo. “Há sempre uns miúdos que se mostram muito bons, felizmente ainda há quem queira ser forcado”, conta. Um dos principais objectivos destes treinos é “ver se os jovens se revêem e se integram no grupo”, revela.
O principal objectivo, segundo o cabo é “a humildade e ter um sentido de amizade muito grande, pois queremos que exista uma união muito forte dentro da praça e é preciso haver amizade para que resulte, senão deixa de fazer sentido as pessoas estarem no grupo”, acrescenta João Pedro Oliveira, que tem cerca de 40 elementos activos no GFAE com “idades compreendidas entre os 13 e os 35 anos”.
Até ao momento, o grupo já tem algumas corridas marcadas “em grandes feiras taurinas e em praças importantes”, conta sem poder revelar mais pormenores. No que se refere aos próximos treinos, o cabo prevê que aconteçam os mesmos que nos anos anteriores. “Nos últimos anos tivemos treinos nas ganadarias Murteira Grave, Calejo Pires, Ortigão Costa, Sommer D’Andrade, Irmãos Serpa, entre outras”, revela.
Para além disso, o Grupo de Évora também pode vir a treinar na casa de dois grandes matadores espanhóis, como já aconteceu noutros anos. “Pode acontecer treinarmos também em casa do “El Juli” e do Miguel Ángel Perera“, avança.
Recorde-se que o grupo de Évora nos últimos dois anos “foi o grupo que mais corridas fez em Portugal e, por isso, este ano vamos ter menos, mas em corridas de maior qualidade”, termina.
Fotos: João Carrilho