Rúbrica: As Crianças e os Toiros – Pedro Gomes, 13 anos

Crónica

Lançamos hoje uma nova Rúbrica Tauronews – As Crianças e os Toiros.

Pedro Gomes tem 13 anos, vive em Estremoz, Évora, e quis partilhar connosco um pequeno texto que escreve sobre a tauromaquia e como vê o momento que ela hoje vive.

Inauguramos esta rúbrica com o seu texto e esperamos a participação de mais crianças, de qualquer idade, através do email mm@tauronews.com

Transcrevemos na íntegra o texto de Pedro Gomes:

TOURADA

Uma tourada, ou uma corrida de touros é um assunto que se discute pela violência contra os touros. Para ver esse espectáculo, neste momento a idade recomendada pelo governo são 16 anos, mas atenção, é só uma recomendação porque na realidade podes ir a partir dos 3 anos.

Existe um partido, PAN, que é um partido que diz que quer defender os animais e muitas mais coisas. Esse partido quer acabar com as touradas, que é uma actividade cultural desde 1661. PAN tem um adversário, ProToiro, que é uma associação que defende as touradas.

A minha opinião sobre este assunto é que são os pais que devem escolher uma educação para os filhos e não outras pessoas de fora a impôr. As crianças se gostarem e se forem felizes de ver esse espectáculo têm todo o direito de o fazer em família, por exemplo, em 2021 nenhum canal de televisão transmitiu uma corrida de toros.

O PAN também questiona o porquê de incluir animais neste tipo de espectáculo, a minha resposta é que esse espectáculo já é antigo e que devemos manter a tradição.

Sabiam que depois da tourada, touros que tiveram uma boa representação em praça ficam para sementais, ou seja, voltam para o campo para se reproduzirem, os outros vão para o matadouro para depois se comer, o que pessoalmente é muito bom.

Porque é que se questiona uma cultura antiga como as touradas devido há inclusão de animais e não se discute por exemplo o conteúdo existente nos vídeo jogos e a violência no futebol a que qualquer criança tem acesso?

Para terminar, independentemente da opinião de cada um, como qualquer actividade cultural existem profissionais, como cavaleiros e famílias, casas de espectáculo, como praças de touros, voluntários como os forcados, que dependem a nível profissional e familiar desta actividade cultural.

Pedro Gomes

Ultimos Artigos

Artigos relacionados