Faleceu Jorge Sampaio: “Deixem a Festa correr”

Faleceu esta manhã o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, aos 81 anos de idade.

Recordamos uma notícia datada de Março de 2007, publicada pelo jornal “O Mirante”, no seguimento de um debate promovido na Casa-Museu Mário Coelho em Vila Franca de Xira.

Questionado sobre o estado da Tauromaquia em Portugal, Jorge Sampaio, que deixara a Presidência da República há cerca de um ano, revelou-se apoiante da cultura tauromáquica: “Deixem as pessoas que gostam da festa brava recriarem-se culturalmente. Deixem a Festa correr”. Revelou ainda que a sua afición surgiu do facto de a mãe morar perto do Campo Pequeno, levando-o em jovem a algumas corridas em Espanha. No evento, o antigo Presidente da República abordou ainda a questão dos toiros de morte em Barrancos, afirmando que o problema fulcral da discussão assentava numa “incapacidade das pessoas em compreender que existem diferenças culturais”.

Enquanto Presidente da República, foi Jorge Sampaio que promulgou o diploma legal que veio a regular os toiros de morte em Barrancos e Monsaraz.

Jorge Sampaio nasceu em Lisboa a 18 de Setembro de 1939. Activista e defensor da democracia ainda durante o Estado Novo, foi já depois do 25 de Abril de 1974 deputado à Assembleia da República e líder parlamentar do Partido Socialista, bem como respectivo Secretário-Geral (1989-1992), Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995), Presidente da República (1996-2006) e Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações (2007-2013).

Um político de causas, defensor dos direitos humanos, liberdade e igualdade faleceu esta manhã no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, aos 81 anos de idade. O Governo decretou já três dias de luto nacional entre sábado e segunda-feira.

A Tauronews endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.

 

 

 

 

Fotografia: D.R.

Artigos Similares

Destaques