A festa brava no Norte

Crónica

19 de Novembro de 2021. É finalmente chegado o grande dia da II Gala dos Aficionados Tauromáquicos do Norte.

Esta associação acolhe todos aqueles que bebem deste gosto pela festa dos toiros e tem o objetivo de unir forças, mobilizar pessoas e angariar recursos visando a merecida divulgação da Tauromaquia, uma arte centenária, viva e extraordinária, que urge proteger. A deslocação a diversas praças nacionais e espanholas é frequente e de enorme importância, na medida em que fortalecemos amizades, concretizamos o nosso apoio, partilhamos experiências únicas, estabelecemos contactos e “passamos a palavra”.

O propósito essencial desta gala, enquanto Jantar de Beneficência,  foi precisamente o de angariar fundos para a Associação Nacional de Toureiros, dirigida por Nuno Pardal. Aqui, prontamente agradeceu o apoio e salientou o papel fundamental desta associação que ajuda em termos de recursos financeiros e outros, todos aqueles que precisam, representando um verdadeiro “porto seguro”.

O presente evento teve lugar no Clube de Leça que, mais uma vez, acolheu com enorme simpatia o profissionalismo, aficionados e amigos, bem como ilustres figuras do meio tauromáquico.

O serão começou em formato de tertúlia, tendo esta gerado grande interesse e participação. O Eng. Fernando Teixeira de Sousa moderou as intervenções e contou com o apoio técnico do Dr. Frederico Santos de Carvalho. Dissertaram o Dr. Luís Damásio, o Prof. Fernando Monteiro e o Eng. Pedro Pina de Queiroz, sobre vários temas, como Património Imaterial da Tauromaquia e atual situação e futuro da festa brava e foi um momento único de diálogo, marcado por uma dinâmica optimista. Curioso foi saber-se que os oradores foram os responsáveis pela introdução das “garraiadas” na arena da Póvoa do Varzim, em 1979, na famosa Queima-das-fitas” da Universidade do Porto, uma tradição que tantas alegrias já deu a milhares de estudantes.

De seguida, começaram a chegar os demais convidados para um Porto tónico e tempo houve também para algumas fotografias. Cada mesa tinha o nome de uma praça e era encabeçada por uma figura tauromáquica de peso, uma forma de homenagear quem de direito. A conversa sobre pegas, cavalos, toiros, praças, bandas, triunfos e percalços fluiu sempre animada.

E porque festa sem música e dança não é festa, fomos presenteados com atuações primorosas do Grupo de Dança Sevilhana “Maria de Portugal”, que nos encantou com coreografias, ritmos e cores vibrantes e nos deixou de “olhos postos” nas 5 bailarinas. O “Duo Explosion”, originário da vizinha Galiza, trouxe também grande animação pela noite dentro.

Momento importante da noite é o da atribuição das distinções:

Cavaleiro de Alternativa, Soraia Costa. Madrinha deste grupo, agradeceu e falou ao coração de todos com a simpatia e jovialidade de sempre. Aguarda, expectante, pela temporada 2022 e conta com todos;

Melhor Cavaleiro de Aternativa, António Telles jr.. Na impossibilidade de estar presente, recebeu seu pai, Mestre António Ribeiro Telles;

Cavaleiro de Afirmação, Manuel Telles Bastos. Com humildade, emocionou os presentes ao referir a colhida que teve durante esta temporada, que definiu como uma travessia no deserto. Logo, uma salva de palmas ecoou pela sala. Figura de renome, merece nosso total reconhecimento e apoio revigorado;

Jovem Cavaleiro Praticante, Tristão Ribeiro Telles. Para nós, uma promessa e uma figura de futuro, mostrou franca vontade em vir, um dia tourear ao Norte. Seria este um sonho tornado realidade;

Toda uma trajectória: António Ribeiro Telles, Rui Salvador, David Luguillano e Luís Rouxinol. Foi um momento alto, este o de ouvir os mestres, homens de coragem, que a todos tocou.

  • Mestre António Ribeiro Telles, ficou deveras reconhecido pelo convite para vir ao Norte receber esta distinção e agradeceu todo o apoio e oração, num ano como o que passou, especialmente difícil. Está connosco e triunfos não tardam.
  • Mestre Rui Salvador, “Cavaleiro dos ferros impossíveis” e amigo dos Aficionados Tauromáquicos do Norte, partilhou entusiasticamente que vive a nossa gala com enorme alegria e reconhece que o espírito de família neste movimento, tem vindo a crescer, a cada ano que passa. O seu toureio único e experiente revela-se em praça e marca tudo e todos.
  • Mestre David Luguillano, matador no ativo, veio de longe para conviver e para conhecer todos e deixou umas palavras emotivas, revelando-se uma grande figura que a todos impressionou.
  • Por último, Mestre Luís Rouxinol. Por motivos de força maior, não pode estar presente, mas é inegável o contributo deste grande cavaleiro.

Arte e valor, João Ribeito Telles jr.. Uma grande figura do toureio nacional, realizou ao longo desta época, lides fantásticas, que demonstram maturidade, aptidão e domínio, e está confiante para a próxima;

Triunfador da temporada 2021João Salgueiro da Costa. Com simplicidade e categoria, falou com satisfação do trabalho exigente que desenvolveu ao longo do ano e dos bons resultados obtidos e espera continuar a sua consagração, com novas quadras e novas montadas, que são realmente dignas de um cavaleiro de elite;

Melhor Ganadaria: Ganadaria São Trocato. O Sr. Joaquim Alves, infelizmente, não pode estar presente, mas que continue a dar pimenta e malagueta às suas rezes, que tanta emoção levam às praças e à festa taurina.

Melhor Grupo de Forcados/Forcado: Associação Nacional de Forcados. Optámos por contemplar, não um grupo ou forcado em particular, mas sim todos, por via desta associação que os representa, cujo trabalho de solidariedade para com os forcados e de sensibilização sobre temas ligados à tauromaquia, tem sido notável. Recebeu a distinção, Francisco Mira, seu dirigente e ex-forcado amador do Grupo de Lisboa.

Por fim, alguns Aficionados do Norte foram reconhecidos pelos seus pares: Aficionados Revelação Ano 2021, Fernando Teixeira de Sousa e Gonçalo Mora Morais, pela disponibilidade e motivação; e Mérito de Aficionado Ano 2021, Francisco Vellozo Ferreira, pela incansável perseverança no campo da contenta judicial.

Ao Cavaleiro Francisco Núncio, deixámos um especial agradecimento pela sua presença, tendo este prometido que vai criar condições para triunfar no ano de 2022, com o apoio do seu apoderado António Santos.

Umas notas finais: foi transmitido um voto de pesar, pelo falecimento da matriarca da família Murteira Grave, a Sr.ª Dona Maria Tereza Vasconcelos e Sá Grave. E, Mestre Vitor Mendes e o Matador Juanito, por motivos pessoais e de saúde, não puderam estar presentes; sua ausência foi sentida. Fica para uma outra oportunidade.

Uma noite memorável. Viva a aficion!

Grupo Aficionados Tauromáquicos do Norte

Ultimos Artigos

Artigos relacionados