No próximo dia 17 de abril, Domingo de Páscoa, celebra-se o tradicional concurso de ganadarias em São Manços onde Luís Rouxinol é o cavaleiro que abrirá praça.
TN: O Luís tem sido presença assídua na temporada de São Manços, como é regressar mais uma vez e num Domingo de Páscoa?
LR: É sempre com alegria e muita responsabilidade que regresso mais uma vez a São Manços é uma praça que nos meus princípios me deu a oportunidade de me mostrar aos aficionados e tenho também uma grande amizade pelos proprietários da praça, a família Branco!
TN: Ninguém pode dizer que o Luís vira a cara aos desafios porque tem provado ano após ano que está preparado para tudo, que diz presente e que os aficionados podem contar consigo. Mas um desafio como este (concurso de ganadarias) “assusta-o” mais do que uma outra corrida dita “normal”?
LR: A responsabilidade é igual a qualquer outra. Está um concurso com uma excelente apresentação e espero que invistam para os toureiros triunfarem!
TN: As ganadarias a concurso serão Branco Núncio, Vale Sorraia, Murteira Grave, Passanha, Passanha Sobral e António Raul Brito Paes e as suas fotografias foram já publicadas. Sabendo que os toiros só em praça é que mostram o que realmente levam dentro, pelas fotografias, tem algum “preferido”?
LR: Há três toiros que gosto nas fotos, o Passanha o Brito Paes e o Grave mas depois ao vivo por vezes não corresponde à realidade!
TN: Esta corrida tem a particularidade de prestar homenagem póstuma a Joaquim Azeda. Como é participar numa homenagem a uma pessoa tão especial para São Manços e para o seu grupo de forcados?
LR: É sem dúvida um dia especial. Sempre me habituei ao longo de muitos anos a ver o Joaquim Azeda na praça de São Manços como forcado e mais tarde a acompanhar o grupo de São Manços. Vai ser sem dúvida um sentimento estranho, mas onde ele estiver irá olhar por todos os que irão estar a prestar-lhe esta merecida homenagem!
TN: Finalmente, como última pergunta, que mensagem deixa aos aficionados para que se desloquem a São Manços nesta data especial?
LR: Espero que a afición vá a São Manços e esgote a praça na homenagem ao grande homem e grande forcado Joaquim Azeda porque ele e a família merecem! Da minha parte irei dar o máximo como sempre!
Obrigada pela disponibilidade e toda a sorte para mais este desafio, a 17 de abril em São Manços.