O Museu Taurino de Salamanca, situado mesmo à entrada da Plaza Mayor, reabre as suas portas depois de vários meses encerrado para renovação do espaço e do espólio e com entradas gratuitas durante o presente mês de Dezembro.
A reinauguração do Museu ocorreu ontem e foi presidida pelo Alcaide de Salamanca, Fernández Muñeco, contando com a presença na assistência dos antigos matadores salamantinos Santiago Martín “El Viti” e Pedro Gutiérrez Moya “Niño de la Capea”.
Segundo o Alcaide de Salamanca, a reabertura do Museu Taurino “decorre de um compromisso do Município com o mundo dos toiros e com a divulgação da Festa Nacional”. Fernández Muñeco sustentou ainda que “Salamanca é uma terra de toiros, toureiros e profissionais da Tauromaquia que incorpora as profundas raízes culturais da Festa, daí que esta cidade e esta região seja um centro de geração de oportunidades e de emprego”.
Fernández Muñeco concluiu o seu discurso convidando todas as pessoas a visitarem o renovado Museu Taurino de Salamanca, uma vez que se trata de “um elemento atractivo que a cidade oferece e um lugar de celebração dos valores da Tauromaquia”, e pedindo um maior respeito à Festa e aos aficionados: “Nos dias de hoje, em que o respeito é um valor fundamental da nossa sociedade, pedimos respeito à Tauromaquia porque é um sinal identitário de Espanha”.
Fotografia: Cope