Duarte Pinto: “Trabalho para ser, cada dia, mais reconhecido pelo público!”

Duarte Pinto revela, à Tauronews, que teve actuações que o deixaram muito satisfeito e que pretende manter a sua equipa de trabalho. O cavaleiro já está a pensar na temporada 2020.

Tauronews: Que balanço faz da temporada 2019?

Duarte Pinto: Penso que foi uma temporada bastante positiva, nos meus 10 anos de alternativa, com actuações que me deixaram satisfeito em muitas datas importantes do panorama taurino nacional. Houve reconhecimento dos aficionados e isso é muito importante!

Quantas corridas fez? Acha que foram suficientes ou queria ter feito mais?

Fiz 16 corridas ao longo da temporada de 2019, nenhum festival. Tendo em conta o panorama taurino nacional, tenho optado, nos últimos anos, por qualidade em prol da quantidade, com competição e boas condições, marcando presença nas praças e datas de referência da temporada. Claro que quero sempre mais e melhor e, como tal, pretendo consolidar o meu toureio e atrair os aficionados para ser cada vez mais fácil marcar presença em todas essas praças.

Qual a praça que lhe faltou fazer esta temporada e onde quer muito estar presente na próxima época?

Faltam sempre praças que gostaríamos de ir, que uns anos fazemos parte e noutros não. Existem sempre empresários que incutem qualidade nas praças que gerem e nos cartéis que montam e, como tal, gostamos de fazer parte todos os anos nas nossas temporadas. Santarém, Coruche, Évora e Abiul, pela qualidade das organizações que as gerem, são apenas alguns exemplos. Mas existem mais, muitos mais, sinceramente!

Qual o momento, bom ou mau, que realça desta temporada?

Realço, essencialmente, uma temporada consistente e penso que poderosa com actuações importantes e tentar, cada dia mais, ter recursos para todo o tipo de touros e dar a lide adequada, mesmo em condições de extrema dificuldade. Penso que o público aprecia muito isso num toureiro e valoriza!

Mantém o apoderado, quadra e quadrilha? Ou vão existir mudanças?

Ainda agora terminou a temporada mas pretendo manter. Estou muito satisfeito e tenho plena confiança com quem faz parte da equipa. Os resultados são a prova de tudo isso! No entanto, sou amigo deles e, se lhes surgir uma oportunidade que considerem melhor para eles, serei o primeiro, inclusive, a incentivar.

Quanto à quadra de cavalos é um dos meus trunfos, com 8 cavalos que permitem grande poderio, diversidade e emoção, por toda a sua qualidade. Mas estou em permanente trabalho para a melhorar, sejam com os cavalos mais consagrados como com os cavalos mais jovens, sempre com a ilusão de melhorar o toureio que tanto sinto e tento transmitir.

Já se encontra a preparar a próxima temporada 2020?

Cada dia, a pensar a melhor forma de melhorar como cavaleiro e toureiro. Monto muito para melhorar e tirar o melhor partido dos cavalos. Quero mais e trabalho para ser, cada dia, mais reconhecido pelo público!

Ultimos Artigos

Artigos relacionados