“Colete Encarnado: 90 anos, 90 dias, 90 horas”

As festas do Colete Encarnado que em 2020 conquistaram o Galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular” e após dois anos de interregno regressam a Vila Franca de Xira no ano do seu 90.º Aniversário.

A apresentação deste evento decorreu na praça de toiros “Palha Blanco” com a participação do Sr. Presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira, do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de VFX, Armando Jorge de Carvalho, de Luís Santos, um dos campinos responsáveis pelas esperas e largadas de toiros em VFX , de Vasco Pereira, Cabo do Grupo de forcados de VFX e de Fátima Nalha, Presidente da Direção do Clube taurino Vilafranquense.

Vão ser 90 dias de eventos e iniciativas, uma oferta cultural que resulta de várias parcerias entre a Câmara Municipal e diversas entidades do concelho.

O início das festividades têm data marcada já para dia 2 de abril, primeiro dia da Semana da Cultura Tauromáquica que decorrerá até dia 10. A Feira da Tauromaquia vai ser uma novidade, inserida nesta primeira semana de eventos, ocorrerá entre o dia 8 e o dia 10 de abril e vai contar com a participação de vários Municípios Taurinos.

No colete encarnado, aos três dias habituais acresce a quinta-feira, 30 de junho, proporcionando a todos 90 horas de festividades.
A espera de toiros do dia 3 de julho excecionalmente incluirá uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmona, uma viagem ao passado que eternizará este momento único.

Este ano o Campino homenageado é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra e a animação musical tem como principais destaques Quim Barreiros, António Zambujo, Carminho, Expensive Soul e os Lucky Duckies,

Este é o maior evento cultural promovido por este Município, promovendo a simbiose entre a cidade e o campo, fazendo reviver em cada ano as tradições do povo Vilafranquense.

Texto e Reportagem de Sofia Sousa

 

Artigos Similares

Destaques