O Dia da Tauromaquia vai receber um espectáculo de Capeia Arraiana, pelas 14h30, na emblemática Praça de Toiros do Campo Pequeno
Num espectáculo de arte em que homem e animal se encontram, os valentes homens da Raia do Sabugal vão pegar ao forcão para uma exibição de Capeia Arraiana, enfrentando um toiro de Veiga Teixeira. O Campo Pequeno será palco desta manifestação cultural ímpar, no Dia da Tauromaquia, às 14h30, de 23 de Fevereiro.
Classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal, pela respectiva convenção da UNESCO, a Capeia é uma demonstração de coordenação e trabalho de equipa que envolve cerca de 30 homens. O forcão, cujo peso ronda os 300 quilos, é o único instrumento que separa a coragem dos pegadores da bravura das investidas do touro. Uma distracção pode revelar-se dramática para quem está na arena. Vão ser 45 minutos de pura adrenalina e emoção, num espectáculo tão representativo da cultura taurina em Portugal.
“A Capeia é a expressão mais enraizada da nossa cultura e que dá aos raianos um forte sentido de pertença, um orgulho ímpar e um sentido de comunidade. Pretende-se que esta demonstração de uma ‘pega ao forcão’, no emblemático Campo Pequeno, estimule a curiosidade e promova o desejo de vivênciar as Capeias nas diferentes localidades do concelho do Sabugal”, explica António dos Santos Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal.