Aficionado rectifica história de Chibanga no Jornal Expresso

O aficionado Paulo Coelho, enviou este email à nossa redacção, após publicarmos a historia de vida de Ricardo Chibanga, publicada no Jornal Expresso: 

Leia o email na íntegra:

“Caros Amigos, como aficionado e torrejano (habitante da cidade de Torres Novas) quero apenas fazer um reparo acerca da história do Mestre Ricardo Chibanga. A referida “escola” do Sr. Mário Leão, era na cidade ribatejana de Torres Novas e não em Torres Vedras como é noticiado. Já agora, a cidade de Torres Novas, dista cerca de 10Km da Vila de Golegã, município vizinho. Em Torres Novas,  tempos houve em que existiu uma praça de toiros em madeira (igual a muitas outras por esse mundo fora naquela época)  por onde passaram alguns dos grandes nomes da nossa tauromaquia como Manuel dos Santos, Conchita Citron, Diamantino Viseu, Maria da Graça e outros. Minha mãe já falecida e meu pai felizmente ainda vivo e quase a fazer 88 anos , é testemunha do que acabo de referir.

O Senhor Mário Leão, segundo me diz meu pai e outros pessoas da época, era um homem muito aficionado que segundo creio, nunca foi toureiro , ou se foi não terá passado de amador, mas gostava muito de  ensinar crianças a tourear de salão. A referida “escola” era também conhecida  pelos habitantes de Torres Novas pelo páteo do Mário Leão. O Mestre Ricardo viveu em casa deste Senhor durante uns tempos mas, como não podia deixar de ser, para ir mais além … tinha de se juntar aos Mestres… “.

Artigos Similares

Destaques