Vila Franca: Presidente da Junta quer lutar pela Tauromaquia

Presidente da Junta de Vila Franca considera que é hora de cerrar fileiras contra os que se opõem à Tauromaquia. Leia a entrevista ao Jornal Valor Local.

“João Santos, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, considera importante chamar a atenção para a preservação das raízes culturais da cidade e da região. Durante o discurso das comemorações de elevação a cidade, o autarca referiu que os mais recentes movimentos contra as touradas podem colocar em causa a cultura local.

Para João Santos, Vila Franca está num meio bastante específico ao nível cultural, nomeadamente, com a cultura varina, avieira, e campina, que marcam, para o autarca a identidade daquele concelho e de toda uma região, “e que devem ser valorizadas e preservadas”. Para o presidente da junta, todos estas aspetos estão interligados, sendo que a cultura varina e avieira relacionam-se com o Rio Tejo, ao passo que a cultura campina, está ligada à tauromaquia “que é uma parte fundamental da cultura vilafranquense”.

João Santos prevê uma batalha difícil na preservação da identidade de Vila Franca de Xira, nomeadamente, no que toca à tauromaquia. Segundo o autarca “temos vindo a sofrer ataques em todas as direções. Mas em Vila Franca de Xira, temos respondido com valentia”, mas reconhece “que provavelmente não é suficiente” destaca.

Para João Santos, o ritmo da renovação das gerações pode colocar em causa todas estas tradições. O autarca diz ter receio “que à medida que as gerações se renovam, que a nossa cultura desvaneça”, apelando por isso “ao pragmatismo” e à inovação, mas também “ao alargamento da base de apoio à nossa cultura” sendo que será por falta dessa mesma inovação, que se regista um maior afastamento em relação a esta forma de cultura”.

Texto: Miguel António Rodrigues

Artigos Similares

Destaques