Sevilha consagrará o ano 2022 a Pepe Luis Vázquez no seu centenário

0
154

Sevilha dará início ao centenário de Pepe Luis Vázquez Garcés a 21 de Dezembro, data exata do seu nascimento. Será 2022 o ano de Pepe Luís, “um toureiro de referência na História da Tauromaquia”, nas palavras do comissário da exposição (o jornalista Álvaro Acevedo). O centenário contará com ciclos de palestras e conferências, que irão decorrer ao longo da temporada.

Acevedo, que será um dos participantes na cerimônia de abertura na próxima terça-feira, 21 de Dezembro, na sede da Fundação Caja Rural del Sur, presidida por José Luis García-Palacios. “Por um lado, queremos sublinhar a importância de Pepe Luís como toureiro central no século XX, mas também destacar a sua faceta humana. Pepe Luís encarnou uma série de valores em desuso: perante a sua grandeza como toureiro encontramos um homem modesto, culto, que soube estar sempre no seu lugar. Sem fingir nada”, frisa o comissário do centenário do “Sócrates de São Bernardo”.

“Hoje recuperou-se a naturalidade do toureio daquele que era o seu guardião e estandarte maior e que, infelizmente, se estava a perder. Pepe Luis Vázquez faz parte do elenco de toureiros de Sevilha que é incomparável, se começarmos a contar desde Gallito, Belmonte , passando por Chicuelo … Mas Pepe Luis, representa sobretudo a sevillanía, desse estilo ”, frisa Álvaro Acevedo. Que considera muito necessário explicar às novas gerações quem foi Pepe Luis Vázquez Garcés.

 

Fonte: El Mundo.es