Redondo fecha a temporada em tom suave

Quando voam as folhas das árvores e do calendário foi na bonita vila de Redondo que caiu o pano desta temporada. Cartaz rematado, João Ribeiro Telles, Miguel Moura, Luís Rouxinol Jr., toiros Passanha Sobral, forcados do Ribatejo, Arronches e Redondo.
Os toiros de Manuel Passanha Sobral, vindos dos campos do Baixo Alentejo, estavam bem apresentados, arrobados, foram variados de capa e comportamento. O primeiro com crenças mas delas saia com facilidade, teve bom tranco. O segundo veio de mais a menos, acabando por ser reservado. O terceiro foi bravo e a vir a mais. O quarto foi nobre, teve pouca força. O quinto teve mobilidade, foi disponível durante toda a lide mas faltou-lhe alguma classe e entrega. O sexto teve pouca mobilidade e foi reservado.
João Ribeiro Telles, o mais velho do cartel, andou pela arena alentejana em tom entoado. No primeiro, mexeu bem no toiro, contrariou as querenças, partiu recto e cravou bons ferros com ligeira batida ao piton contrário com destaque para os dois últimos. Com o quarto, a lide foi em crescendo acabando a mesma em plano de triunfo, com o cavalo estrela de ferro Ortigão pôs o público de pé de praça a praça. sai recto e num palmo de terreno faz a batida e deixa dois grandes curtos.
Miguel Moura, teve azar na hora de tirar a bola do sorteio. O seu primeiro foi orientado, quando via o cavalo por diante fazia o papel do parado e distraído, por detrás arreava com força. Cravou os ferros da ordem com solvência. No inicio da lide dos curtos o cavalo escorregou e cavalo e cavaleiro foram colhidos com violência pelo toiro, felizmente sem consequências. No quinto, a lide foi de menos a mais percebendo com o decorrer da mesma as características do oponente. Cravou bons ferros na parte final e rematou com um palmo de boa nota.
Luís Rouxinol Jr., aproveitou o bravo terceiro de cabo a rabo. Andou sempre ligado ao toiro, cravou bons ferros, rematou os ferros de forma toureira, chegou com força as bancadas, protagonizando assim a lide mais redonda da tarde. Com o sexto quis redondear a tarde, brindou à sua quadrilha, foi buscar o toiro à porta dos curros mas este disse logo que era… Toiro de reservado e a esperar muito no momento do ferro. Rouxinol deixou a ferragem com solvência e acerto, agradando os presentes que preenchiam meia casa forte da bonita praça de Redondo.
Boa tarde de pegas até ao quinto da ordem para finalizar a temporada, no sexto um toiro complicado pôs em apuros os forcados da terra.
Abriu a tarde Rafael Costa dos Amadores do Ribatejo numa boa pega à primeira tentativa. No quarto da ordem André Laranjinha à segunda tentativa numa rija pega.
Pelos Amadores de Arronches, Luís Marques, foi o escolhido. realizou uma bonita pega com o grupo a ajudar com eficiência. Rodrigo Picão Abreu no quinto faz a pega da tarde à primeira tentativa.
Jorge Gato, pelos Amadores do Redondo pegou o terceiro numa valente pega à primeira tentativa. Luís Feiteirona foi três vezes à cara do sexto saindo visivelmente maltratado sendo dobrado por Joaquim Ramalho que resolveu a sesgo e ajudas carregadas.
Dirigiu a corrida Agostinho Borges, assessorado pela médica veterinária Ana Gomes.
Assim fechou a temporada de 2019 em Portugal, até Mourão a 1 de Fevereiro se Deus Quiser.

Artigos Similares

Destaques