Portugal votou ontem os desígnios dos próximos 4 anos

Os Portugueses, votaram ontem quem irá capitanear nos próximos 4 anos a nossa sorte.

Com uma abstenção de 42%, os portugueses que votaram, decidiram massivamente inclinar o seu voto para a esquerda. O Partido Socialista (PS) de António de Costa venceu inequivocamente com uma esmagadora maioria absoluta.

Chega (CH) e Iniciativa Liberal (IL) foram sem duvida a par do PS, os grandes vencedores da noite, CH assume-se como 3ª força politica, e IL 4ª. CH elege 12 deputados e IL 8.

O PSD é um dos grandes derrotados, não conseguindo travar a maioria, que raramente se adivinhou nas sondagens, e Rui Rio deu a entender que se demitirá.

A Extrema esquerda foi também uma grande derrotada, Bloco de Esquerda (BE), CDU, PAN e PEV perderam massivamente, numa derrota que expressou o excelente trabalho de casa do PS em canalizar o voto útil à esquerda. O PEV ficou sem assento parlamentar, BE perde cerca de 15 deputados, CDU 7 deputados e PAN 3 deputados, sendo este último já eleito ao cair do pano.

Outro grande derrotado, foi sem dúvida o CDS-PP de Francisco Rodrigues do Santos. Perdeu passado cerca de 40 anos assento parlamentar, um partido histórico que já fez parte de vários governos e ministérios. Uma estratégia que se mostrou fatal, empurra assim o CDS para uma “2ª liga” dos partidos.

Ultimos Artigos

Artigos relacionados