O triunfo do compromisso de um toureiro, Joaquim Ribeiro “Cuqui”

Crónica

O triunfo do compromisso de um toureiro, Joaquim Ribeiro “Cuqui”

  • 21 de maio de 2022, Moita
  • Feira de Maio 2022
  • Matador: Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’
  • Ganadaria: Palha
  • Direção de Fábio Costa, assessorado por Carlos Santos
  • Praça a 1/3 de lotação

 

Sábado dia 21 a Daniel Nascimento recebeu a corrida da Tradicional Feira de Maio, corrida esta que ficará na história desta praça e na vida de Joaquim Ribeiro “Cuqui” que se encerrou com seis toiros da mítica ganadaria Palha.

Os toiros ontem que saíram à arena estavam condignos para o acontecimento, com destaque para o guapo primeiro e bonito quinto, este uma estampa. Quanto ao comportamento, o quinto foi o de melhor nota, sexto teve qualidade mas veio a menos, segundo teve casta. Complicado o quarto, primeiro e terceiro sem muito para contar.

Como único espada o toureiro natural desta terra aficionada teve uma actuação em que deu tudo para triunfar. Falar de faenas e momentos desta tarde… a corrida valeu por um todo onde a palavra compromisso é aquela que mais se adequa a esta tarde. Compromisso consigo próprio, com os presentes, com a tauromaquia e com desafio a que se propôs!

Nos últimos anos Fernandez Meca e Sánchez Vara também se propuseram a desafiar em solitário seis de Palha… O Francês, o Espanhol triunfaram, o português não fez por menos e saiu a ombros da Daniel Nascimento. Quando digo triunfo, sim triunfo da dignidade, da “verguenza torera” e também da arte que leva dentro, quando os de João Folque o permitiram.

 

No que abriu a corrida andou com mando, ofício. Recebeu com bonitas verónicas, rematadas com meia. No quite por chiquelinas. Em bandarilhas Tiago Santos e João Martins bem com as frias. Na muleta tentou correr a mão por ambos pitons, o toiro ficava curto. Mostrou ofício e os presentes que preenchiam cerca de um terço de entrada, reconheceram o mérito do matador.

No segundo da tarde, mais basto de tipo que o anterior, o espada recebeu por verónicas novamente, nas bandarilhas destaque para Miguel Batista. Bem a correr a mão por ambos os pitons, do oponente. Início de poder, a tentar o toiro na muleta.  Uma série de derechazo pela direita, pela esquerda bem ao natural, música a tocar. Faena curta mas com intensidade.

No terceiro ‘larga afarolada de rodillas en tierra’, a que se seguiram verónicas de bonito corte. Faena séria, de poder, metendo o Palha na canastra, correndo a mão com solvência. Séries tanto pela direita, como esquerda, rematadas com passes de peito que fizeram soltar olés dos tendidos. Destaque em bandarilhas para João Ferreira e Nuno Silva que tiveram que agradecer “montera en mano”.

No quarto Cuqui, teve que sacar todas as “armas”, o colorado tinha guasa… Faena de alinho, dobrando-se por baixo, o da Adema não se quis submeter, sacando más intenções. Pouco havia a fazer diante de tamanho regalito. Enorme Cláudio Miguel, que teve que tragar tela para deixar as bandarilhas e suportar as investidas intempestivas do manso.

O quinto foi o melhor do sexteto. Tinha muito bom tipo e foi o que melhor fez as coisas. Bem Diogo Vicente e Miguel Batista no segundo tercio. Na muleta o espada correu bem a mão, fez a sua faena mais vibrante, a que mais chegou ao público. Os passes ao natural tiveram garbo e toreria, pela direita em redondo encajado, houve profundidade, rematou “rodillas en tierra”, uma faena que tinha começado com um passe cambiado pelas costas. Boa faena.

O sexto, teve boa condição mas veio muito a menos com decorrer da lide. Vibrante a receber, “rodillas en tierra” na porta dos sustos com larga afarolada. Compartilhou o tercio de bandarilhas com Tiago Santos e Diogo Vicente. Na muleta, metido entre os pitons do Palha, sacou passes de boa nota de um em um, rematados com bons de peito. Muita vontade mas pouco mais havia a fazer.

 

No inicio da corrida houve a entrega por parte da banda do Rosário ao matador de toiros um pasodoble que leva o seu nome.

Foi director Fábio Costa, assessorado pelo médico veterinário, Carlos Santos.

Ultimos Artigos

Artigos relacionados