Lopéz Simón manda em Villarrubia de Santiago

Tiago CorreiaPor Tiago Correia

Lopéz Simón manda em Vilarrubia de Santiago

  • Villarrubia de Santiago, 12 de março de 2022
  • Festival Taurino com Picadores
  • Ganadarias: Antonio Palla (a pé) & Ángel Sanchéz & Sanchéz
  • Rejoneadora: Léa Vicens (orelha)
  • Matadores: El Fandi (2 orelhas), Cayetano (2 orelhas), Sergio Serrano (2 orelhas) e López Simón (2 orelhas e rabo)
  • Novilheiro: Jorge Molina (2 orelhas)
  • Praça 3/4 de lotação

 

Realizou-se esta tarde na localidade espanhola de Villarrubia de Santiago, na província de Toledo, um festival taurino misto cujas receitas revertiam a favor das obras de melhoramento da praça de toiros. Estiveram em praça a rejoneadora Lea Vicens, os matadores El Fandi, Cayetano, Sérgio Serrano, Lopez Simón e o novilheiro Jorge Molina. Lidaram-se novilhos de Sanchez y Sanchez a cavalo e de Antonio Palla a pé.

Abriu praça a rejoneadora francesa Lea Vicens que teve por diante um novilho de Sanchez y Sanchez sem quaisquer condições de lide. Desde cedo rachado em tábuas e sem investir, a lide baseou-se na colocação do toiro nos médios por parte dos peões de brega para a colocação de três bandarilhas curtas. No final da faena, o toiro deitou-se, impedindo que Lea tentasse executar a sorte suprema. Foi apuntilhado. Lidou no final do festejo o sobrero, da mesma ganadaria, um novilho que cedo se rachou em tábuas. Lide regular da rejoneadora. No final, matou após várias tentativas de descabelho, tendo sido numa delas colhida aparentemente sem consequências. Cortou inexplicavelmente uma orelha no final.

David Fandilla “El Fandi” foi o encarregue de abrir a parte apeada do festival. Lidou um novilho de Antonio Palla colaborante, nobre, mas ao qual faltou força. O diestro granadino rubricou uma faena interessante e completa. Andou bem com o capote, alternando bonitas verónicas com cingidas chicuelinas. Brilhou como é seu apanágio no tércio de bandarilhas. Na muleta, cuidou bem a investida do novilho e realizou tandas meritórias, especialmente pelo pitón direito, por onde o toiro revelou mais qualidade. Matou de estocada inteira. Cortou 2 orelhas.

Cayetano Rivera Ordoñez lidou o terceiro exemplar da tarde, um colorado escasso de transmissão, embora nobre. Andou discreto com o capote. Com a flanela rubra, esteve artista, toureou devagar e o público gostou. Matou de estocada inteira e cortou 2 orelhas.

O astado saído em quarto lugar não facilitou em nada a tarefa ao toureio de Albacete Sérgio Serrano. De investidas curtas e pouco franco nas investidas, obrigou o toureiro a evidenciar uma entrega desmedida para triunfar. Esteve excecional com o capote e valente com a muleta. Não baixou os braços perante as dificuldades do oponente e realizou uma faena bastante completa e que agradou ao público. Terminou com uma série de manoletinas. Matou de estocada de colocação traseira e descabelho ao primeiro intento. Cortou 2 orelhas.

Foi triunfal a passagem de Alberto López Simón por Villarrubia de Santiago. Veio com ganas de triunfo e tal ficou presente no bom tércio de capote por si executado. O toiro que fez quinto foi bravo, com nobreza e transmissão e permitiu ao toureiro realizar uma faena com a flanela rubra completa em todos os seus sentidos. Estética e mando foram as palavras de ordem. Pelo pitón esquerdo viram-se naturais profundos. O toiro veio a menos, mas Lopez Simón não permitiu que a faena baixasse de tom e foi por circulares rematados com desplantes na cara do toiro que manteve o nível da faena. Rematou com um quite por bernardinas. Matou de estocada inteira e cortou os máximos troféus. O toiro foi ovacionado no arraste e foi pedida a volta ao ruedo, não autorizada pela presidência.

A faena do novilheiro Jorge Molina teve duas partes completamente distintas. Uma primeira em que o novilho que teve por diante evidenciou algumas dificuldades físicas, fazendo transparecer que não iria haver lide possível. Porém a condição do novilho veio a mais e Jorge Molina evidenciou uma enorme vontade de triunfar. Esteve entregue durante toda a faena e saiu por cima do oponente, agradando ao público. Matou de estocada inteira e cortou 2 orelhas.

 

Artigos Similares

Destaques