João Moura Jr em Entrevista: “Dia 26 de fevereiro todos à Moita”

Dia 26 de fevereiro volta a realizar-se o esperado Dia da Tauromaquia, que este ano será celebrado na praça de toiros da Moita.

Será um dia recheado de atividades que termina com o tradicional festival taurino misto onde estará presente João Moura Jr.

Deixamos, na íntegra, a entrevista com o cavaleiro, realizada pela Protoiro, através da sua marca Touradas, organizador do evento.

 

Depois de dois anos tão duros, como se sente ao iniciar a temporada de 2022?

JMR: O ano de 2022 será sem dúvida uma temporada muito especial para mim. É com muita expectativa e ilusão que inicio esta temporada num dia tão especial, como sendo o Dia da Tauromaquia. Este é o ano em que comemoro os meus 15 anos de alternativa e darei certamente o meu melhor, ainda para mais depois da lesão sofrida em 2020 que me obrigou a parar a temporada.

 

Como se define o sentimento de tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

JMR: Para mim é de extrema importância este tipo de iniciativas e por isso é com orgulho que integro este dia. Cresci a tourear, é o que sei fazer e para mim a comemoração da liberdade cultural é fundamental, não só para as gerações mais velhas, mas acima de tudo para demonstração dos nossos valores às gerações mais novas. Trabalho todos os dias para que a minha filha cresça com esta liberdade cultural, tão intrínseca em nós. São iniciativas como estas que muitas vezes exaltam a tauromaquia, mostrando a sua história tão rica e os seus valores tão importantes.

 

Quais as suas expectativas para esta temporada?

JMR: Já tenho algumas corridas delineadas para esta temporada. Estou a trabalhar com uma equipa renovada e estamos muito motivados para triunfar. Tenho estado a trabalhar diariamente, sempre com afinco e dedicação, a quadra de cavalos foi idealizada ao pormenor, com cavalos consagrados e cavalos que acredito que se irão tornar verdadeiros craques. Espero acima de tudo não defraudar o público e marcar positivamente esta temporada. Tenho um estilo e uma forma de tourear muito próprias e o meu objetivo passa por melhorar e evoluir todos os anos.

 

Enquanto Toureiro, qual a expectativa para o Festival do Dia da Tauromaquia, deste sábado?

JMR: Que seja um bom espectáculo e que todos se divirtam. Aficionados e também os intervenientes. Sinto que as pessoas já estão com saudades de uma boa tarde de toiros. Creio que será um espectáculo repleto de emoção.

 

Porque é que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

JMR: Como dito anteriormente, é um dia sobre a liberdade cultural, que mostra os valores da tauromaquia e a riqueza do seu património. Este é um programa para virem em família, com animação para os mais novos e também para os mais velhos. As demonstrações de toureio, as palestras, o batismo de equitação, são actividades que muitas vezes o público não tem acesso. Espero que os aficionados adiram a este Dia da Tauromaquia, que será certamente muito bem passado. Com os constantes ataques que o nosso sector tem sofrido, é uma excelente oportunidade para todos demonstrarem o seu apoio. Convido também a todos os aficionados a visitarem-nos no nosso stand, onde teremos merchandising disponível entre outras novidades desta temporada. As palavras de ordem são: dia 26 de fevereiro todos à Moita.

 

Ultimos Artigos

Artigos relacionados