Rafael Rubio ‘Rafaelillo’, voltou aos ruedos com Victorinos, em Jaén, depois de sua gravíssima cornada em 14 de Julho de 2021 na Feira de San Fermín de 2019 quando um toiro de Miura o golpeou contra as tábuas. Quatorze costelas partidas, duas delas aplastadas e a perfurar os pulmões. O toureiro murciano esteve entre a vida e a morte e teve uma recuperação complicada. Partilhou tarde com Ruben Pinar e Lamelas.
Com uma grande entrada de público dentro da capacidade permitida e sem esquecer as restrições sanitárias. Após terminar o passeillo, um minuto de silêncio pelas vítimas do Covid. Também recebeu grande ovação o toureiro Murciano pela sua volta aos ruedos antes de começar propriamente a corrida.
- O 1º “Mistral”, de Victorino, deixa-se picar no cavalo, sem empurrar. Com emoção na muleta, investidas incertas, a transmitir perigo. Não foi o melhor toiro para a volta de Rafaelillo depois de mais de 660 dias sem tourear. Digno Rafaelillo durante a lide. Ovação.
- O 2° “Filigrana”,deixa- se picar sem grande emoção. Toiro reservado, difícil e a menos durante a lide. Pinar abrevia pela impossibilidade de se exibir com semelhante prenda. Silêncio.
- 3º “Placentino”, mais reunido que os irmãos, têm melhor comportamento no cavalo . Bom toiro, com nobreza, classe, transmissão durante a primeira parte da faena, veio a menos e ficou reservado. Lamelas a espaços entendeu o oponente, estocada e orelha.
- O 4º “Mosquero”, teve pouca força, mas pela esquerda tinha qualidade, faena templada e de altos e baixos de Rafaelillo. Estocada fulminante e uma orelha.
- Boa condição teve o 5º “Ordenante”, repetidor com nobreza, mas a humilhar menos que os grandes toiros de Victorino. Grande faena de Ruben Pinar por ambas as mãos, rematadas com passes de peito de píton a rabo. Falhou a matar e perdeu os trofeos. Vuelta al ruedo ao toiro algo benévola…
- 6º “Bolsiquero”, foi bravo no cavalo, empurrando com casta e força. Fiquei com o desejo de ver um segundo encontro com a cavalgadura. O toiro desenvolveu sentido e a faena de Lamelas acabou por não romper. Não andou certeiro com a espada e foi ovacionado.
Destacam-se entre os de pratas Ángel Otero em especial e Pascual Mellinas. David Prados ao picar o 6º foi fortemente ovacionado.
Corrida variada em apresentação e jogo, com toiros de boa qualidade como 3º e 5º, outros com mais raça como 1º e 6º, e uma alimaña o 2º.
_________________________
Praça de toiros de Herencia, Ciudad Real. Corrida de toiros. Capacidade máxima (500 pessoas).
Toiros de Castillejo de Huebra, bem apresentados. Bravo o 4º
Curro Díaz, ovação e duas orelhas.
Andrés Palacios, silêncio e silêncio após aviso.
Fernando Tendero, silêncio após aviso e orelha.