Golegã: Começa hoje a 42.ª Feira Nacional do Cavalo

Cavalos, negócios, castanhas assadas, jeropiga, tasquinhas e muita animação — começa hoje a 42.ª Feira Nacional do Cavalo, também designada de Feira de São Martinho da Golegã, evento que espera milhares de visitantes entre os dias 3 e 12 de Novembro.

A Feira de São Martinho da Golegã, hoje tecnicamente designada de Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano, remonta ao século XVII, mais propriamente ao ano de 1571. Mas foi a partir do século XVIII, com o apoio dado pelo Marquês de Pombal, que a feira começou a tomar um importante carácter competitivo, passando a realizar-se concursos hípicos e várias competições de raças de cavalos.

A partir de 1972, a feira que concentrava na Golegã os melhores criadores de cavalos, passou a denominar-se de Feira Nacional do Cavalo, conferindo ao certame um cariz internacional — daí que, actualmente, lhe seja também dado o nome de Feira Internacional do Cavalo Lusitano.

A Feira Nacional do Cavalo é a mais importante de todas as feiras do género que se realizam em Portugal e no mundo — à Golegã vêm os maiores criadores e os melhores e mais bem apresentados exemplares.

Hoje, a Feira de São Martinho da Golegã é o local onde se transaccionam os melhores cavalos de raça puro-sangue lusitano que, embora sejam comercializados em vários locais do mundo, colhem de maior reconhecimento na vila ribatejana.

Consulte aqui o programa oficial da 42.ª Feira Nacional do Cavalo da Golegã.

 

Cartaz oficial da XLII Feira Nacional do Cavalo

 

 

 

 

Fotografias: Público / CM Golegã

Ultimos Artigos

Artigos relacionados