Espanha: Parlamento de La Rioja aprova lei da protecção da Tauromaquia

O Parlamento aprovou hoje a proposta da LEei de Iniciativa Legislativa Popular para a protecção, difusão e promoção da Tauromaquia na comunidade de La Rioja, no Norte de Espanha. 

No Parlamento votou o PP, enquanto o PSOE, o Podemos e o Ciudadanos se abstiveram, embora o Podemos quisesse votar contra e se tenha abstido por engano. A sessão plenária rejeitou as emendas do PSOE e do Podemos.

Conrado Escobar, conselheiro de Políticas Sociais, Família, Igualdade e Justiça do Governo de La Rioja, afirmou que “a Tauromaquia está viva em Espanha e em La Rioja”. Escobar garantiu assim a postura do Governo regional é o apoio e a defesa do património cultural que é parte da história de La Rioja e do seu futuro. “Isto não tem nada a ver com ideologias; não é do PP, é de todos, não tem acrónimos e muito menos devíamos ter complexos na hora de defender a Tauromaquia.”

O conselheiro disse ainda que no próximo dia 26 de Fevereiro o ganadeiro Victorino Martín receberá o troféu da Comunidade pela última feira de San Mateo.

Também a deputada popular Noelia Moreno disse ser indiscutível que a Tauromaquia é património histórico e cultural espanhol, além de que a criação do toiro bravo constitui um elemento turístico essencial que geral milhões de euros.

O deputado socialista Jesús María García, por seu lado, comentou que pode existir afición, mas que a Tauromaquia não é uma marca da identidade desta comunidade autónoma.

O partido Podemos mostrou-se firmemente contra.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: Contrabarrera

 

 

Artigos Similares

Destaques