Dia da Tauromaquia | Salgueiro da Costa em entrevista “Vamos encher a Moita”

Dia 26 de fevereiro volta a realizar-se o esperado Dia da Tauromaquia, que este ano será celebrado na praça de toiros da Moita.

Será um dia recheado de atividades que termina com o tradicional festival taurino misto onde estará presente um dos triunfadores da passada temporada, o cavaleiro João Salgueiro da Costa.

Deixamos, na íntegra, a entrevista com o cavaleiro, realizada pela Protoiro, através da sua marca Touradas, organizador do evento.

 

O setor da tauromaquia foi muito resiliente face à pandemia, apesar do grande impacto que esta teve nos profissionais. Qual é a sensação de finalmente estar a ver a temporada iniciar-se sem restrições e a caminho da normalidade? 

JSC: Foram dois anos de muito sacrifício, esta pandemia pôs-nos mesmo à prova! Felizmente estamos a iniciar esta época com normalidade, passámos o cabo das tormentas, espero que estejamos no caminho para a Índia!

 

Como se define o sentimento de tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

JSC: É um orgulho celebrar a tauromaquia, é a nossa cultura, é a identidade do nosso país e eu sinto-me português literalmente! É essencial que haja liberdade cultural, que se respeite a cultura de cada país!

 

A sua temporada de 2021 foi de grande afirmação, quais as suas expectativas para esta temporada de 2022?

JSC: Vai ser um ano de muitos compromissos, mas são os grandes desafios que me dão vida e me fazem sonhar, e portanto estou com muita expectativa para esta temporada.

 

Como Toureiro, quais as expectativas para a sua actuação no festival taurino do Dia da Tauromaquia, já este sábado?

JSC: Máxima ilusão! Que eu consiga exprimir os meus sentimentos e que os aficionados os sintam e se emocionem!

 

Porque é que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

JSC: É uma oportunidade para viverem de perto as tradições do nosso país, para demonstrarmos que nos orgulhamos das nossas raízes, para demonstrarmos que a tauromaquia está viva e boa saúde! Vamos encher a Moita e sair da praça a tourear pelas ruas!

Artigos Similares

Destaques