Aficionados catalães reuniram-se em Barcelona para homenagear figuras da Tauromaquia

Cerca de 200 pessoas responderam à convocatória da Federação de Entidades Taurinas da Catalunha para homenagear três personalidades que, cada um na sua área de intervenção, têm demonstrado o seu compromisso e solidariedade para com a Tauromaquia naquela região.

O evento decorreu num restaurante situado no Porto Olímpico de Barcelona e foram distinguidas três personalidades ligadas ao mundo do toiro — o jornalista Federico Arnás, o matador Curro Díaz e o cineasta Agustín Díaz Yanes.

Federico Anás, director do programa “Tendido Cero”, da Televisão Espanhola (TVE), relembrou a luta pela Tauromaquia na região por parte de Luís Maria Gilbert, demonstrando ainda a esperança de poder voltar a ver toiros na Catalunha.

Curro Díaz recebeu o troféu “Torero de Barcelona” e afirmou estar “bastante contente por ver tantas caras conhecidas das suas várias tardes na Monumental de Barcelona”, acrescentando que pretende “voltar a tourear em Barcelona”.

Agustín Díaz Yanes, que ao longo da sua carreira de cineasta tem feito numerosas alusões ao toureio e aos respectivos valores nas suas obras, recordou grandes nomes que fizeram história na Monumental de Barcelona, como Chamaco e Paco Camino.

Estiveram igualmente presentes na plateia várias personalidades, como o matador Diego Urdiales ou Salvador Boix, actual apoderado de José Tomás.

 

 

 

 

Fotografias: FETC / Arenas de Barcelona

Ultimos Artigos

Artigos relacionados