A temporada de Las Ventas em números

A empresa gestora da Monumental de Las Ventas, em Madrid, divulgou os números da temporada 2022 na Monumental.

Foram 828 920 as entradas vendidas para um total de 61 espetáculos, entre corridas apeadas, novilhadas e corridas de rejoneo. Foram 12 os festejos que contaram com lotação esgotada, dos quais 11 na Feria de San Isidro e a corrida do Dia de la Hispanidad. Dos espetáculos que contaram com lleno de “no hay billetes”, 11 foram corridas apeadas e 1 foi uma corrida de rejoneo.

Ainda relacionado com a assistência, de realçar o facto de 37 espetáculos terem contado com mais de meia lotação da praça, um total de cerca de 60% dos espetáculos.

Em relação a triunfos assinaláveis, foram 10 as vezes que a porta grande de Las Ventas se abriu, 5 delas na Feria de San Isidro, 2 na Feria de Otoño e 3 no resto da temporada. Víctor Hernandez, Diego García, Tomás Rufo, Álvaro Lorenzo, Ángel Tellez, Lea Vicens, Guillermo Hermoso de Mendoza, José Fernando Molina, Roca Rey e Francisco de Manuel foram os nomes que tiveram a felicidade de sair pela porta grande de Madrid.

Confirmaram-se este ano na Monumental 12 alternativas, entre as quais se destaca a do matador português João Silva “Juanito”. Apresentaram-se em Madrid.

Apresentaram-se em Madrid 23 novilheiros, devendo-se este elevado número ao facto de entre 2020 e 2021 apenas se terem realizado 2 novilhadas em Madrid.

Foram 15 as colhidas esta temporada em Las Ventas, sendo 5 delas com prognóstico grave.

Voltando ao campo dos triunfos, foram 6 as faenas de 2 orelhas em Madrid e 37 as premiadas com uma orelha, destacando-se a presença neste lote do cavaleiro português Francisco Palha, que cortou a 11 de agosto uma orelha com forte petição da segunda.

Lidaram-se este ano em Las Ventas 394 reses, sendo 2 delas premiadas com volta ao ruedo, pertencentes às Ganadarias Victoríano del Río e Fuente Ymbro.

Fuente Ymbro foi a ganadaria que mais lidou, tendo levado a Madrid 50 exemplares, dos quais 23 toiros e 27 novilhos, aos quais se cortaram 10 orelhas.

Quando a presenças portuguesas, marcaram presença em Las Ventas os cavaleiros Francisco Palha e Miguel Moura, o matador de toiros João Silva “Juanito”, o novilheiro Diogo Peseiro e as Ganadarias Palha, Passanha Sobral e Couto de Fornilhos.

Artigos Similares

Destaques