“A pega de cernelha é uma pega espectacular”

Simão Comenda, júri do concurso de cernelhas que vai acontecer na Gala do Moço de Forcado, no sábado, pelas 15h00, conta à Tauronews o que pensa sobre as cernelhas estarem a entrar em desuso

A Arena D’Évora recebe, no sábado, a Gala do Moço de Forcado, pelas 15h00, uma festa onde se pretende valorizar a figura do forcado amador.  Ao longo da tarde vai existir um concurso de cernelhas, em que estará em disputa o Troféu António José Zuzarte – Simão Comenda, sendo júri composto por: António José Zuzarte, Simão Comenda António José Pinto.

A Tauronews esteve à conversa com Simão Comenda, que nos contou o que pensa das pegas de cernelha actualmente e de ser um dos membros do júri do concurso. “Estou contente, quando começamos a chegar a velho e lhe dão ainda alguma importância é sempre um motivo de contentamento e para mim é uma satisfação muito grande”, revela Simão.

O antigo forcado do GFA de Montemor avança: “Vou viver uma tarde de alegria e vou-me divertir com as muitas pegas que vão acontecer. É pena que a pega de cernelha seja já uma sorte em desuso. Aqui há uns anos, nos meus tempos de forcado, e eu não gosto de falar dos meus tempos de forcado, as pega de cernelha eram de atracção popular e uma pega muito querida pelo público”.

Para Simão Comenda “agora há menos e pegam-se toiros de caras como nunca se pegaram e a pega de cernelha não se fala dela, porque efectivamente acabou. Graças a estes espectáculos como o que vai acontecer em Évora ainda lhe dão alguma importância, e pode ser que isto renasça”, diz o membro do júri.

A pega de cernelha “é uma pega de muita emoção e técnica. Para pegar de cernelha tem que haver muita determinação do forcado e não sei se essa determinação já não existe ou o que é que aconteceu, tanto que quando decidem ir para a cernelha com o toiro, aquilo por vezes é meloso que o público também, e com toda a razão, acaba por se aborrecer”, revela Simão. E acrescenta: “Para ir com um toiro para a cernelha tem que ser com forcados determinados e que não façam esperar e que peguem o toiro, e esses que talvez por já não terem práticas de campo, quase que já não existem”.

Para finalizar, Simão afirma: “A pega de cernelha é uma pega espectacular”.

Fotos: Farpas Blogue

Artigos Similares

Destaques