Quando uma criança entra numa fase de crise, todo o ambiente familiar pode ser rapidamente afetado. Nestes momentos, até os pais mais pacientes podem sentir-se sobrecarregados. Os choros, gritos e a tensão no ar dificultam qualquer tentativa de diálogo. Muitas famílias procuram soluções simples para restaurar a serenidade. Nas redes sociais, algumas técnicas alternativas têm circulado, chamando a atenção de muitos. Entre estas, uma em particular tem gerado bastante conversa, pois alguns pais garantem que ela é eficaz para interromper as crises de birra.
Quando os seus pequenos entram em crise, os pais, frequentemente à beira do nervosismo, estão dispostos a experimentar de tudo para os acalmar. Muitos têm testado uma nova técnica que rapidamente ganhou fama. Ela parece funcionar, mas também gera alguma confusão.
Os pais nem sempre conseguem evitar as crises de birra dos seus filhos, mas a forma como reagem é fundamental. Existe a tentação de elevar a voz, mas o ideal é manter a calma. É mais fácil dizer do que fazer, especialmente quando uma criança está aos gritos, mas, por vezes, pronunciar um simples nome, escolhido ao acaso, pode ser suficiente para acalmar a situação.
Uma técnica viral que intriga os pais

Muitos pais têm notado que pronunciar o nome « Jessica » acalma os seus pequenos durante uma crise de birra. É bastante provável que tenha visto um dos muitos vídeos que surgiram nas redes sociais nas últimas semanas.
Uma mãe chamada Ki partilhou um desses vídeos. « Alguém disse que é preciso gritar “Jessica” sempre que a criança faz uma birra », explicou ela.
No vídeo, Ki segurava a sua filha nos braços. A pequena estava em lágrimas, gritando. Subitamente, Ki a chamou: « Jessica! » e tudo parou.
Ela repetiu o nome várias vezes, e a filha parecia hipnotizada, completamente absorta por aquele nome, como se tivesse esquecido o que a perturbava. Outras mães, como Tiffani Ortega, também experimentaram e perceberam a eficácia desta abordagem com os filhos.
Ela contou ao Today.com que o seu filho detesta ser colocado no assento auto após uma visita ao parque. Então, decidiu que não custava nada gritar « Jessica! » quando ele começava a fazer birra.
Diz ela que, assim que ele ouviu o nome, acalmou-se e ficou à procura da misteriosa Jessica.
« Se não tivesse dito, ele provavelmente teria chorado durante todo o caminho de volta », afirmou.
Parece que o poder desta técnica reside mais na **surpresa** que provoca do que no nome em si. Outra mãe, Evanthia Davis, relatou que, após testar a estratégia com a sua filha, tentou outros nomes. Isto levou-a a pensar que tudo depende do **efeito de surpresa**, e não de algum poder mágico associado ao nome « Jessica ».
Uma explicação científica para o efeito de surpresa e esta técnica que interrompe as crises de birra

A Doutora Deborah Gilboa, médica de família e especialista em resiliência, confirmou as suspeitas de Davis. Ela explicou que captar a atenção de uma criança pequena pode ser mais difícil, pois « elas tendem a ser mais persistentes e a sua percepção dos objetos é mais duradoura » do que a de um bebé.
Contudo, quando um pai apresenta um nome inesperado, consegue chamar a atenção da criança.
« Funciona porque o cérebro diz: “Espera, o quê?” », continuou ela. A criança decide que descobrir quem é “Jessica” é mais importante do que o que a estava perturbar. Mas essa atenção não durará provavelmente muito tempo.
Embora esta técnica funcione, nem todos os especialistas acreditam que seja a melhor forma de lidar com uma crise de birra.
O Dr. Vasco Lopes, psicólogo clínico e doutor em psicologia, defendeu que a melhor maneira de um pai reagir a uma crise de birra é dar o menor atenção possível ao comportamento, de forma a que a criança não sinta que a birra é uma resposta eficaz.
« Ao reforçar positivamente a obediência e respostas apropriadas à frustração, ensina-se competências e, como não é possível obedecer a uma ordem e fazer uma birra ao mesmo tempo, diminui-se simultaneamente este comportamento agressivo de não-obediência e de crise de birra », afirmou.
Embora isso parece bastante lógico em teoria, é difícil de implementar na prática, especialmente quando se está no meio de um supermercado e a criança está a gritar e a tentar sair do carrinho porque não se a consente comer um bolo.
Uma técnica simples, mas sem garantias

Chamar o seu pequeno de « Jessica » para o acalmar pode não ter um fundamento científico, e provavelmente não lhe ensinará sobre como se comportar, mas não custa tentar quando já se está à beira do colapso. Ser pai é difícil, e cada um faz o seu melhor. Não há nada de errado nisso.
Frente às crises de birra dos mais pequenos, cada pai procura soluções para reconquistar a calma em momentos que costumam ser intensos e imprevisíveis. Embora algumas estratégias, como a do nome « Jessica », possam parecer surpreendentes, elas mostram como o **efeito de surpresa** e a **distração** podem, por vezes, oferecer um alívio temporário a uma situação.
No entanto, estas experiências não substituem abordagens educativas a longo prazo, que se baseiam na **paciência**, **coerência** e no **acolhimento das emoções** da criança.
Cada família aprende a lidar com essas dificuldades de forma única, testando, ajustando e fazendo o seu melhor a cada dia.




