Espanha: Vitoria-Gasteiz novamente sem toiros em 2018

A cidade de Vitoria-Gateiz, no País Basco (Espanha), voltará a não receber espectáculos tauromáquicos na Temporada de 2018 depois de nenhuma empresa ter concorrido ao concurso público de concessão da praça de toiros local.

A falta de concorrentes foi oficialmente confirmada esta manhã pela Vereadora da Cultura do Município de Vitoria-Gasteiz, Esíbaliz Canto, que adiantou que os Correios não receberam nenhuma proposta até à data do encerramento do concurso e que o mesmo não será repetido.

Ao contrário do que sucedeu no ano passado, em que o Município lançou uma segunda fase do concurso de licitação da praça de toiros com novos requisitos no respectivo caderno de encargos, que restringia o concurso somente à organização da Feira Taurina de La Blanca, este ano a mencionada solução não vai ser levada a cabo.

Em 2017, o Município decidiu proceder à abertura de uma segunda fase do concurso de forma a contrariar os argumentos das empresas e de diversas peñas taurinas, que alegavam que a não realização de festejos taurinos na cidade se devia a uma decisão puramente política.

Contudo, o certo é que vários empresários que pretendiam concorrer consideraram o caderno de encargos “insuportável”, diploma este que obrigava, entre outros aspectos, ao pagamento de uma renda fixada em 30.000 euros, ao que se somavam dificuldades várias derivadas do facto de o Governo Regional não pretender financiar com dinheiros públicos a organização de espectáculos tauromáquicos.

Com o concurso definitivamente encerrado e sem qualquer empresa a concorrer, e não havendo lugar a nova licitação, a cidade de Vitoria-Gasteiz não voltará a receber a sua tradicional Feira Taurina por ocasião das Festas de La Blanca, durante o mês de Agosto, pelo segundo ano consecutivo.

O último gestor do tauródromo foi José Cutiño que, em Setembro de 2016, optou por não renovar o seu contrato de concessão da arena basca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: Twitter

 

Artigos Similares

Destaques