O Colete Encarnado está de volta!

Homenagem ao Campino e Passagem de Toiros pela Ponte Marechal Carmona são dois dos principais destaques dos 90 Anos do Colete Encarnado.

É já no próximo fim de semana que o Colete Encarnado volta a Vila Franca de Xira, após interregno devido à pandemia, para celebrar o seu 90.º aniversário, num inédito conceito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.

Vila Franca de Xira viverá um espírito único de 90 horas intensas de festa, em que um dos maiores destaques é o reviver da história com a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, para a espera de toiros de domingo, de manhã.

A maior Festa do Ribatejo não vive sem música e por isso, com palcos por toda a cidade, perspetivam-se grandes concertos.

O início do Colete Encarnado assinala-se com o buzinão do barco varino, no dia 30 de junho às 6h00, em frente ao Jardim Constantino Palha.

Sexta-feira, dia 1 de julho, destaca-se o desfile de Tertúlias e Coletividades que rumam à Igreja Matriz para a tradicional Missa Rociera, este ano com o Coro Rociero Voces del Sur, seguida de atuação dos fadistas de Vila Franca de Xira na escadaria da Igreja.

No Sábado, a Homenagem ao Campino e a entrega do Pampilho de Honra, às 16h00 no Largo da Câmara Municipal, e o tradicional Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas são alguns dos momentos mais aguardados. Com a noite da Sardinha Assada, as Tertúlias de portas abertas e animação musical por toda a cidade regressa o convívio e amizade entre todos os vila-franquenses e visitantes.

No dia 3 de julho, além da tradicional Corrida de Toiros que este ano apresenta um cartel de categoria maior com a presença dos cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha e os matadores de toiros Antonio Ferrera e João Silva “Juanito”, na lide de toiros Canas Vigouroux, para cavalo, e Murteira Grave, para pé. As pegas ficam a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Haverá fogo de artificio de encerramento e decorre às 10h00 o já referido destaque desta 90.ª edição do Colete Encarnado: a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, num momento que terá transmissão em direto no palco da Av. Pedro Victor nas redes sociais da Câmara Municipal. Por questões de segurança não será possível assistir no tabuleiro da Ponte.

 

cartel vila franca colete encarnado 2022

Artigos Similares

Destaques