“Bússola da Tauromaquia” – Estamos presentes

Crónica

É bonito olhar para a moldura humana de uma praça de toiros e vislumbrar os sorrisos dos inúmeros jovens das mais variadas idades que, tal como eu, vivem a tauromaquia e têm em comum o sonho de um dia estar dentro de uma arena a tourear um toiro.

Todos os jovens na bancada de uma praça de toiros são invadidos por uma enorme diversidade de sentimentos que levam a sua imaginação para o centro de uma arena, seja a cavalo, seja acompanhado de um capote ou muleta ou com um barrete e uma jaqueta.
E todos estes sonhos são legítimos e passaram já pela mente de todos os aficionados que hoje enchem as nossas praças. Todos esses sonhos deixaram marcas e, mesmo que não tenham sido alcançados, tiveram influência na sua formação enquanto homens.
Por vezes vemo-nos confrontados por aqueles que têm como objetivo denegrir a nossa imagem e castrar os sonhos de milhares de jovens com uma suposta realidade de que somos isto ou aquilo, em nada condizente com a verdadeira realidade.
A Tauromaquia é uma escola de valores para todos os que por ela passam, seja intervindo diretamente, ou mesmo para aqueles que desde a bancada se deixam encantar por este espetáculo tão nobre.
A Geografia taurina é também ponto importante para este fomento de afición pois, como é evidente, há certas regiões do nosso país onde a tauromaquia está mais enraizada e em grande parte delas, a própria tauromaquia confunde-se com a história e a cultura da própria região.
Poderei falar, por exemplo, de Évora, cidade onde disfrutei de grandes momentos a nível tauromáquico. Uma cidade tremendamente aficionada, na qual ainda hoje a sua renovada Arena D’ Évora se enche de brilho com as centenas de jovens que nela frequentam as suas tão amadas corridas de toiros. A Tauromaquia é motivo de conversa nas escolas, os jovens falam de toiros e anseiam pelo dia em que haja corrida na sua terra ou nas terras mais próximas.
Creio também que relativamente à presença de jovens na festa, a mesma está cada vez mais fortalecida, e para muito contribui o investimento da nossa classe empresarial. As promoções para jovens e até mesmo a entrada gratuita nalguns espetáculos para os mais novos ajudam a que todos possam disfrutar a sua paixão, mesmo que por vezes não tenham tantas possibilidades de o fazer.
Desta forma, resta continuar com a aposta de incluir os jovens na festa, fomentando afición, tal como se tem feito nos últimos anos, com resultados bastante positivos.
Dados os resultados positivos nesta aposta na presença dos jovens na tauromaquia, há que seguir na mesma linha, e alargar o que já foi feito a mais praças.

Ultimos Artigos

Artigos relacionados