“Lutaremos sempre para tentar concretizar os nossos sonhos”

Este ano, os Forcados de Monsaraz, fazem 15 anos de existência e vão ter uma corrida, a 15 de Agosto, onde vão pegar em solitário. Ricardo Cardoso, cabo do grupo, revela à Tauronews como está a preparar a época

Os Forcados Amadores de Monsaraz estão a preparar a nova época com afinco, segundo conta à Tauronews o cabo, Ricardo Cardoso. “Os treinos têm corrido bem e felizmente ainda não ocorreram lesões. Tentamos preparar-nos da melhor forma para depois estarmos a altura dos desafios. Começámos a treinar ainda no final do ano passado e este ano já fizemos quatro treinos de preparação para esta temporada 2019”, revela Ricardo.

O Grupo de Monsaraz “todos os anos há rapaziada nova e este ano não foi excepção. Felizmente há sempre quem queira ser forcado no GFAMonsaraz e, desta forma, o futuro do grupo vai estando assegurado”, diz o cabo.

Sobre as corridas o grupo já tem “algumas agendadas neste ano comemorativo para GFAMZ, no entanto, podemos revelar que estaremos presentes num importante festival, em Espanha, no mês de Abril, e depois, em Junho, e em Agosto, nas corridas em Reguengos de Monsaraz”, desvenda Ricardo.

Superar o número de corridas do ano passado é sempre um objectivo. “Estamos sempre com a ilusão de superar o número de corridas do ano anterior. O facto do grupo comemorar 15 anos esta temporada, julgo que nos vai abrir mais algumas portas. No entanto, aquilo que tentámos sempre fazer ao longo destes anos, foi desempenhar da melhor forma esta arte sem nunca defraudar aquilo que é ser Forcado amador”, diz o cabo. E acrescenta em relação às expectativas do grupo: “”As expectativas são elevadas numa temporada que será um marco importante  para o nosso grupo. Lutaremos sempre para tentar concretizar os nossos sonhos e objectivos, esperando que este ano seja relembrado como único na pequena história do grupo”.

No que se refere à Tauromaquia, neste momento, e “apesar dos ataques a que tem sido alvo, a tauromaquia é uma arte que está enraizada na nossa cultura e cada vez mais se vê gente jovem a assistir a corridas de toiros, prova disso tem sido o aumento de público em muitas das praças do nosso País”, diz Ricardo. E acrescenta sobre a figura do forcado de agora e de antigamente: “Acho que, apesar de serem épocas completamente distintas, o forcado sempre foi valorizado e sempre continuará a ser. É uma arte única e que com certeza vai continuar a merecer todo o respeito dos aficionados”.

Como cabo, Ricardo avança que :”Os piores momentos são sempre as lesões dos nossos amigos, daqueles que nos defendem e que darão a vida por nós. Essas alturas marcam nos pela negativa. Por outro lado partilhamos muitos e bons momentos no seio do grupo, não sendo fácil enumerar o melhor. De qualquer forma, posso dizer que para mim um dos momentos mais bonitos foi na corrida de comemoração dos 10 anos do nosso grupo, em que pela primeira vez fardámos-nos antigos e actuais e pegámos em solitário naquela que consideramos ser a nossa praça, em Reguengos de Monsaraz”.

Sobre as comemorações dos 15 anos de existência, o grupo terá uma corrida especial, como revela o cabo: “O que está previsto para a comemoração dos 15 anos do GFAMZ será pegarmos em solitário, no dia 15 de Agosto, em Reguengos de Monsaraz”.

Artigos Similares

Destaques