“Emiliano Gamero é hoje o número um do México”

A Tauronews esteve à conversa com João Anão e José Luís Zambujeira, apoderados, na Europa, do rejoneador, mexicano, Emiliano Gamero. Os dois empresários confessam que esta será a primeira temporada de Gamero em Portugal e que este tem muito respeito por vir tourear ao berço do toureio a cavalo.

A temporada de Emiliano está a ser trabalhada e estudada ao pormenor pelos dois apoderados, em Portugal, e em Espanha pelo empresário, Jesus de Alba, que faz parte da equipa. Até ao momento, segundo a imprensa taurina o rejoneador vai actuar a 1 de Maio, no Cartaxo, e a 2 de Maio, em Estremoz. Além de Portugal, onde vai actuar em mais algumas datas, que ainda não foram anunciadas, também querem que Gamero confirme a sua alternativa em Madrid.

Como surgiu a oportunidade de apoderar o Emiliano Gamero?

A decisão de apoderar Emiliano Gamero veio na sequência de um amigo comum, mais precisamente o Tomaz Lopes bandarilheiro e sócio de Joselito Adame. É no Rancho Arena que Gamero tem a sua logística instalada, na Europa, e foi aí que nos foi feita a proposta que depois de ponderarmos decidimos aceitar.
Emiliano Gamero é um toureiro maduro, com 9 anos de Alternativa, que é hoje o número um do México, ganhou a pulso um lugar na história do toureio a cavalo, no México e no Mundo, ao tornar-se, no passado dia 29 de Dezembro, o primeiro Mexicano a indultar um toiro a cavalo na Praça México.
E reforçou esse estatuto quando aceitou partilhar cartel no primeiro mano-a-mano a cavalo, em 74 anos de existência da Praça México, com a máxima figura mundial Diego Ventura, que por sinal é seu padrinho de Alternativa.

O Emiliano é uma figura incontornável no México. Como será a temporada deste em Portugal?

A temporada em Portugal será o que os aficionados de Portugal quiserem que seja e os empresários assim o entenderem. Na procura da alegria em praça com muita humildade.

Para além de Portugal também irá tourear noutros países da Europa. Quais?

Contamos basear a temporada Europeia em Espanha com os olhos postos na confirmação da Alternativa, em Madrid. E estudamos as hipóteses de fazer uma incursão na temporada Francesa.

É difícil apoderar em Portugal um mexicano? Ou acha que os portugueses já conhecem e valorizam os triunfos de Emiliano?

Apoderar uma figura é sempre difícil mas ao mesmo tempo reconfortante, quanto à nacionalidade julgamos e sentimos que não é determinante.

A Internet é uma ferramenta importantíssima na sociedade actual, nós já nos deparamos com aficionados em pequenas aldeias que sabiam até os nomes dos cavalos de Gamero. Não há sítio onde haja uma tertúlia taurina em que nós estejamos que a primeira pergunta não seja quando chega Gamero? Isto de quem ainda não o viu ao vivo e isso impressiona-nos. O que Gamero diz quando lhe perguntam como se define como toureiro é: “Nem tão artista como o Pablo nem tão valente como Ventura, sou Gamero com selo próprio, com muita ilusão e humildade”

O que pode o público esperar do Emiliano nas corridas que já tem marcadas?

Gamero tem a noção exacta que o berço do toureio a cavalo é Portugal. A sua vinda tem como objectivo prestar a sua humilde homenagem ao país que lhe deu a sua profissão e aprender com os nossos toureiros, porque tem uma admiração muito grande.

Vai ser uma estreia, portanto…

É a primeira vez que tem uma temporada programada no nosso país.

Artigos Similares

Destaques