Vitor Mendes: Grande entrevista hoje na Tauronews

Hoje, dia 20 de setembro, pelas 22h, será transmitido no Facebook, YouTube e Twitter da Tauronews uma entrevista do programa Mano-a-Mano.

Entrevista alusiva aos 40 anos de alternativa do Maestro Victor Mendes.

A entrevista será conduzida por João Vasco Lucas.

O último grande ídolo da afición portuguesa no que ao toureio a pé diz respeito.

De seu nome Victor Manuel Valentim Mendes, nasceu a 4 de fevereiro de 1959 em Marinhais.

Cedo se mudou para Vila Franca de Xira, onde começou a surgir a sua grande paixão pela tauromaquia, e particularmente, pelo toureio a pé. Trompetista na altura da Banda do Ateneu Vilafranquense, era nessa condição que assistia às corridas nas quais a sua banda participava.

Por volta dos seus 14 anos, apresentou-se num concurso na Palha Blanco, no qual causou bastante boa impressão, passando posteriormente a ter aulas de toureio com o Maestro José Júlio. Passou ainda pela Escola de Toureio de Coruche, dos irmãos Manuel e António Badajoz, tornando-se bandarilheiro profissional.

Chegou a estudar direito, mas a paixão pelo toureio apeado falou mais alto e desistiu do curso a fim de cumprir o seu sonho de se tornar matador de toiros.

Em busca do sonho, cruzou a fronteira e baseou-se em Sevilha, no Bairro de Triana, e fez o seu percurso de novilheiro.

Debutou com picadores a 30 de julho de 1978, em Girona (Espanha), compartindo cartel com Pepe Luís Vargas e Josechu Pérez de Mendoza, lidando novilhos de Rocío Martín Carmona.

A sua apresentação na Monumental de Las Ventas, onde posteriormente viria a alcançar grandes triunfos, ocorreu a 1 de maio de 1980, atuando ao lado de Ramón Fernández Martin, Sacromonte e Manuel Rodriguez “El Mangui”, diante de novilhos da Ganadaria portuguesa de Branco Núncio.

A tão sonhada alternativa acabaria por chegar no ano seguinte, mais precisamente a 13 de setembro de 1981, cumprem-se hoje 40 anos. A praça do doutoramento foi a Monumental de Barcelona, tendo sido seu padrinho de alternativa Palomo Linares e testemunha José Mari Manzanares. Os toiros pertenciam à Ganadaria de Carlos Nuñez.

Confirmou a alternativa no San Isidro do ano seguinte, na Monumental de Las Ventas, a 16 de maio de 1982, lidando toiros da Ganadaria Partido de Resina, anteriormente designada de Pablo Romero, compartindo cartel com Luís Francisco Esplá e Morenito de Maracay.

Saiu pela primeira vez em ombros pela porta grande de Las Ventas em 1984 após cortar duas orelhas a astados de Victorino Martin. O feito voltou a repetir-se em 1987, desta feita com o corte de 3 orelhas a toiros de Baltasar Ibán.

Popularizou-se pela brilhante execução do tércio de bandarilhas, do qual foi considerado pela crítica taurina como um dos mais notáveis executantes.

Despediu-se oficialmente das arenas a 30 de setembro de 2001, com 20 anos de alternativa, na Praça de Toiros Palha Blanco, numa tarde em que se lidaram toiros de Palha e compartiu cartel com os cavaleiros João Palha Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles e com os matadores de toiros Francisco Ruiz Miguel e Fernández Meca.

Após a sua despedida, participou ainda em algumas corridas e festivais esporadicamente.

Foi o primeiro matador de toiros a tourear numa corrida de toiros no renovado Campo Pequeno, numa corrida mista em que compartiu cartel com o rejoneador Navarro Pablo Hermoso de Mendoza e o matador de toiros Julian Lopez “El Juli”. Lidaram-se toiros de Rosa Rodrigues e Ortigão Costa.

Atuou pela última vez numa praça de primeira categoria de Espanha a 22 de maio de 2010 em Bilbao, diante de toiros da Ganadaria Palha, compartindo cartel com o cavaleiro português Manuel Lupi e os matadores de toiros Juan José Padilla, Rafaelillo, Luís Bolívar e Iván Fandiño.

Abriu praça na corrida de Reinauguração da Plaza de Toros de Villanueva del Fresno, cortando nessa tarde uma orelha. Compartiu cartel com Miguel Ángel Perera, que também cortou uma orelha e com Miguel Ángel Perera, que cortou três troféus. Lidaram-se toiros de José Luís Iniesta.

Atuou pela última vez na Monumental do Campo Pequeno a 27 de fevereiro de 2016, no Festival Taurino da Fundação L. Vida, compartindo cartel com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles e os matadores de toiros Juan Serrano “Finito de Córdoba”, Juan del Álamo e o novilheiro Diogo Peseiro. Pegaram os Forcados Amadores de Santarém, Montemor e Vila Franca de Xira. Lidaram-se novilhos de várias ganadarias.

Atualmente, desempenha, junto a Joaquín Dominguez, as funções de apoderado do matador de toiros português João Silva “Juanito”.

Artigos Similares

Destaques