Um cartel frágil para uma 5ª feira da Ascensão

Cavaleiros: Filipe Gonçalves e João Maria Branco 

Matador de Toiros: Paco Velásquez

Pegam os dois grupos da terra, forcados Amadores da Chamusca (cabo Nuno Marecos) e do Aposento da Chamusca (cabo Pedro Coelho dos Reis)

Seis toiros da Ganadaria Manuel Veiga.

Director de corrida Francisco Calado e médico veterinário Dr. Luís da Cruz.

Em disputa o troféu Dr. João Duque para a melhor lide a cavalo e o troféu Eng. Jorge Duque para a melhor pega.

 

Apesar do extraordinário ambiente vivido durante todo o dia na Vila da Chamusca, com milhares de pessoas a assistirem à tradicional entrada de toiros verificou-se uma entrada fraca de meia casa, numa tarde de calor onde os sectores de sol ficaram “às moscas”. Seguramente que o cartel montado não suscitou interesse e não levou os muitos aficionados a ocupar as bancadas da castiça e quase centenária praça de toiros da Chamusca, numa data de referência na tauromaquia “5ª feira de Ascensão”.

A corrida começou pelas 17h30, tendo o público manifestado desagrado com o atraso.

O 1º toiro da tarde da ganadaria Manuel Veiga, com o número 4 no costado, nascido em Dezembro de 2011, com 460 kg, calhou em sorte ao cavaleiro Filipe Gonçalves, que envergava uma casaca azul.

Toiro de pelagem castanha, bragado, que o cavaleiro recebeu e cravou um primeiro ferro comprido bem colocado. O segundo comprido, dando vantagens, ficou em bom sitio.

De seguida trocou de cavalo e, de largo, deixou em bom sitio um ferro curto de boa nota. No segundo curto, algo passado, a música começou a tocar com a banda da S.F.I.R.C. Vitória-Carregueira a abrilhantar a corrida e a animar a tarde que estava morna. Depois de um toque na garupa cravou um terceiro ferro curto muito traseiro.

Já com nova montada Filipe Gonçalves continua a lide a um toiro que serve, levando-o sem perder a ligação e deixa um quarto ferro curto de boa nota com o público a aplaudir. De seguida e após uma passagem em falso crava um bom par de bandarilhas com o público a aplaudir. Pede mais um ferro, que é concedido, e coloca um ferro de palmo de boa nota com as palmas do público.

Para pegar este toiro saltou à praça o forcado Helder Delgado dos Amadores da Chamusca que brindou ao público. Helder Delgado citou de largo, com calma e a tourear e o grupo a dar vantagens, provocou a investida em curto, recuou e fechou-se bem, conseguindo uma boa reunião e o grupo ajudou bem, tendo consumado a pega à 1ª tentativa.

O cavaleiro Filipe Gonçalves e o forcado Helder Delgado deram volta à praça.

 

O 2º toiro da corrida (pelagem preta) da mesma ganadaria, com o número do costado 36, nascido em Dezembro de 2012, com 430 kg, para o cavaleiro João Maria Branco que se apresentou de casaca verde.

João Maria Branco cravou um primeiro ferro comprido com o toiro praticamente parado. O segundo comprido de boa colocação mas com o toiro a transmitir pouca emoção. Trocou de cavalo e continua a lide levando bem o toiro, deixando o primeiro ferro curto, algo “pescado”, mas de boa colocação.  João Maria Branco leva o toiro na garupa do cavalo para colocar o toiro e, de praça a praça, deixa um segundo ferro curto de boa colocação que mereceu palmas do público e a música começou a tocar. O terceiro ferro curto, tendo o cavaleiro dado vantagens, ficou algo traseiro.

Com nova montada cravou ferro curto de boa nota e rematou a sorte, com palmas do público.

Para a cara do segundo toiro da tarde, saltou à praça o outro grupo da terra Aposento da Chamusca e para a cara foi o forcado João Rui Salgueiro que brindou ao Presidente da Câmara da Chamusca Dr. Paulo Queimado. O toiro demorou algum tempo a ser colocado. João Rui Salgueiro citou com calma tendo o toiro sido pronto na investida e o forcado aguentado com quietude e recuado até se fechar com decisão com o grupo a ajudar coeso e a pega foi consumada à 1ª tentativa.

O cavaleiro João Maria Branco e o forcado João Rui Salgueiro deram volta à praça.

 

O 3º toiro da corrida (pelagem preta) da mesma ganadaria, com o número do costado 32, nascido em Dezembro de 2012, com 415 kg, para o matador de toiros Paco Velásquez de traje de luzes azul claro e ouro.

Iniciou a faena com uma série de quatro verónicas, sendo a segunda e quarta de excelente nota e rematou com uma meia verónica.

No tércio de bandarilhas destacou-se o terceiro par de nota elevada.

Paco Velásquez brindou a faena de moleta a Diego Ventura que se encontrava entre barreiras. Apesar de Paco Velásquez ter tentado o toiro não repetia e saía solto, tendo apenas conseguido um natural seguido de um passe de peito, ambos de boa nota, que mereceram palmas do público. Rematou a lide a simular a estocada com uma bandarilha, tendo recebido palmas do público. Paco Velásquez esforçou-se, mas não teve toiro, tendo sido silenciado.

 

O 4º toiro da tarde da mesma ganadaria, de pelagem preta e boa apresentação, com o número do costado 32, nascido em Dezembro de 2012, apresentando o segundo maior peso da corrida 510 kg, para o cavaleiro Filipe Gonçalves.

Filipe Gonçalves brindou a sua lide a José Cid e sua mulher. O cavaleiro cravou um primeiro ferro comprido algo descaído e traseiro. Para de seguida deixar um segundo ferro comprido de boa nota e em bom sitio, recebendo ovação do público.

Trocou de montada e continua a lide levando muito bem o toiro com emoção e, de largo e de frente, deixa o primeiro ferro curto de excelente nota (o melhor ferro da corrida até ao momento), com o público a responder com a primeira grande ovação da tarde e a música começa a tocar. Continua a lide levando bem o toiro e, dando vantagens, crava um segundo excelente ferro curto com o toiro a derrotar alto por cima da garupa do cavalo com emoção. A lide ia em crescendo e o público satisfeito.

Sentia-se que o cavaleiro queria triunfar e, dando vantagens, praça à praça, com o toiro a arrancar pronto deixa um terceiro ferro curto mas este de nota inferior aos anteriores. O quarto ferro curto, também de praça a praça e o toiro a arrancar pronto, que não merece nota à altura do comportamento e investida do toiro.

Volta a trocar de montada e deixa um ferro de violino que o público aplaude. Filipe Gonçalves pede mais um ferro que é concedido, para rematar a lide com outro violino, seguido de um ferro de palmo, recebendo ovação do público.  De realçar que o troféu Dr. João Duque em disputa para a melhor lide a cavalo foi atribuído a esta lide.

 

Para a cara do 4º toiro da tarde, 2º para os Amadores da Chamusca, saltou à praça o forcado Igor Rabita que brindou ao ganadero. Com um cite bonito, o toiro arrancou pronto e com pata, o forcado aguentou, recuou, fechando-se com galhardia, o toiro fugiu ao grupo que ajudou bem, tendo sido concretizada uma boa pega à 1ª tentativa com o público entusiasmado a bater palmas.

O cavaleiro Filipe Gonçalves e o forcado Igor Rabita deram merecida volta à arena, acompanhados de um dos filhos (Carlos Veiga) do ganadero que, com um bonito gesto, chamou também os três campinos à praça, com o público entusiasmado e de pé.

 

O 5º toiro da tarde (de pelagem preta, bragado) da ganadaria Manuel Veiga, com o número 8 no costado, nascido em Outubro de 2011, bem apresentado e com o maior peso da corrida 545 kg, para o cavaleiro João Branco Núncio.

O cavaleiro João Branco Núncio crava um primeiro ferro comprido com o toiro parado no centro da praça, bem colocado mas sem emoção. O segundo comprido na mesma linha do primeiro. Trocou de cavalo e deixou o primeiro ferro curto de má colocação. No segundo curto leva bem o toiro e, de praça a praça, deixa um bom ferro curto em bom sitio. A banda começou a tocar. Remata com um quarto ferro sem história.

Para a cara deste 5º toiro da tarde saltou à praça o forcado Francisco Barreiros Andrade que, envergando a jaqueta do Aposento da Chamusca, brindou ao ganadero. Com um cite correcto, o toiro arrancou pronto e com pata, o forcado recuou e fechou-se bem, mas o grupo não esteve bem a ajudar, principalmente junto às tábuas e a pega não foi consomada. Na segunda tentativa, citou com calma e o toiro voltou a investir pronto e o forcado recuou bem e fechou-se com garra e galhardia, tendo o toiro entrado pelo grupo e o forcado com alma e querer esteve enorme e aguentou-se na cara do toiro enquanto este fugia ao grupo. Consumou a pega à 2ª tentativa, com forte ovação do público, apesar de se ouvirem nas bancadas algumas opiniões de que o forcado teria saído da cara do toiro. Realça-se que o troféu Eng.º Jorge Duque para a melhor pega foi atribuído a esta mesma pega, o que levará a concluir pela execução correcta da mesma.

Cavaleiro João Branco Núncio e o forcado Francisco Barreiros Andrade deram merecida volta, tendo o forcado recebido forte ovação no centro da praça.

 

O 6º toiro da corrida (pelagem preta, bragado) da mesma ganadaria, com o número do costado 40, nascido em Dezembro de 2012, com 410 kg, para o matador de toiros Paco Velásquez.

Iniciou a faena com uma série de quatro verónicas e duas chicuelinas, com ovação do público.

Brindou a faena ao público. O toiro manifestava bom comportamento. De destacar uma série de 5 derechazos, sendo o 4º e 5º de alta nota, rematando com passe de peito e recebido palmas do público. O toiro humilhava e repetia. No centro da praça desenha 4 derechazos de boa nota seguido de passe de peito. Recebeu palmas e música. Já ao som da música iniciou três séries de naturais, destacando-se dois naturais com temple e profundidade que mereceram palmas do público. Continuou a faena com uma série de três derechazos de elevada nota e passe de peito templado. De salientar ainda duas boas séries de naturais, templados e com profundidade e de um molinete que mereceram ovação do público. Rematou a faena com um desplante de joelhos e simulou a estocada  perto dos curros em sorte natural. Paco Velásquez deu volta à praça acompanhado de um dos filhos (Vasco Veiga) do ganadero.

No final, com os artistas no centro da praça, foram atribuídos os troféus em disputa.

Esta é a crónica de um aficionado.

Artigos Similares

Destaques