Turismo taurino em franco crescimento

Joaquim Grave é um dos poucos que disponibiliza visitas à ganadaria e afirma que é um negócio que não pára de crescer.

Em contacto com o Público (versão online) Joaquim Grave explicou que há cerca de 20 anos que disponibiliza este serviço de turismo taurino abrindo os portões da sua herdade para os visitantes,

O mítico ganadero afirmou que este é mesmo um negócio que não pára de crescer.

Se durante alguns anos a maioria dos visitantes eram franceses, nos últimos, o número de portugueses tem crescido. E acrescenta que este ano já bateu o recorde de visitas.

De facto, quase todos os aficionados que visitam a ganadaria dizem que estar ali é qualquer coisa de fenomenal e há até quem afirme que a Galeana está para os aficionados como “meca para os muçulmanos”.

Galeana «em música quando se diz, tem encanto quando se vê, tem força quando se pisa, tem aroma quando se respira, tem paz quando se medita e tem magia quando lá se está». É a herdade que está na família desde 1939 e onde pasta a ganadaria Murteira Grave. 

As visitas à ganadaria oferecem uma experiência única da observação do toiro bravo em plena liberdade. Pela beleza da sua paisagem e o enquadramento do toiro bravo no seu habitat natural.

Estas palavras e as próprias imagens da ganadaria têm atraído inúmeros visitintes (em 2018 a Galeana já recebeu mais de duas mil pessoas).

Para além desta, algumas outras ganadarias oferecem serviços semelhantes, que permitem a aproximação de aficionados e não aficionados à vida do campo..

Sendo a tauromaquia um emblema nacional e internacionalmente conhecida como tradição secular portuguesa, o trabalho deste e doutros ganaderos que abrem as portas das suas casas é também um trabalho comunitário a favor dos toiros.

Veja-se que o turismo em Portugal cresceu quatro vezes mais do que a economia, no ano de 2017, sendo o sector com maior liquidez da economia.

Dar a conhecer o mundo do toiro aos mais de vinte milhões de «hóspedes» que circulam em Portugal, é uma missão da maior importância, que deve ser promovida tanto quanto possível.

 

Artigos Similares

Destaques