O fotógrafo Pau Barroso percorreu mais de 90.000 quilómetros para fotografar os 95 toiros de Osborne espalhados por toda a Espanha para comemorar o 60.º Aniversário da marca.
O livro que congrega as fotografias de todas as estruturas foi apresentado na sede da Fundação Osborne, em Puerto de Santa María (Cádiz) e integra o projecto das Comemorações dos 60 Anos de um verdadeiro ícone identitário da cultura espanhola.
Além das fotografias, o livro, intitulado de “Toro Osborne — 60 Años”, reúne ainda um conjunto de textos do historiador espanhol Jaime Nuño González, Director de Estudos Românicos da Fundação de Santa María la Real, e que versam sobre a história e evolução da Adega Osborne desde a sua fundação, em 1772, até à criação e expansão da marca “Toro Osborne” em 1957.
A primeira estrutura ilustrativa da silhueta do Toiro de Osborne, desenhada por Manolo Prieto, foi instalada em 1957. Desde então, o desenho tem-se convertido num marco na história da publicidade espanhola, tendo sido mesmo reinterpretada por diversos artistas célebres, como Salvador Dalí, Keith Haring, Richard Avedon, Helmut Newton ou Anni Leibovitz.
Em 1997, o Supremo Tribunal de Espanha reconheceu o valor histórico, estético e cultural do Toiro de Osborne.
Fonte: ABC Toros
Fotografia: Panoramio