Os aficionados querem mostrar a sua união que que sejam respeitados os valores culturais no processo judicial que decorre no Tribunal Constitucional Peruano para abolir as corridas de toiros.
A manifestação vai realizar-se na cidade de Chiclayo durante o dia 30 de Dezembro e parece estar a ter grande adesão por parte de todos os aficionados peruanos.
Este acto tem em vista por evidencia a união dos cidadãos a favor da tauromaquia e de outros costumes tradicionais peruanos uma vez que está a decorrer no Tribunal Constitucional daquele país um processo judicial que visa abolir tais tradições.
O processo foi interposto no Tribunal Constitucional em 18 de Setembro de 2018 e foi admitido liminarmente a 4 de Outubro seguinte, estando agora à espera de decisão do plenário.
Em causa está uma petição subscrita por 5286 pessoas que pedem que seja declara a inconstitucionalidade da Lei de Protecção e Bem-estar animal em vigor desde 8 de Janeiro de 2016.
De acordo com esta lei, os normativos que regulam a protecção e bem-estar animal não se aplicam às corridas de toiros, lutas de galos e demais espectáculos declarados de carácter cultural.
Os subscritores da petição pedem então ao tribunal que declare a inconstitucionalidade da excepção prevista, o que conduzirá à abolição das corridas de toiros, lutas de galos e outras tradições peruanas que eventualmente envolvam animais.
A abolição das corridas de toiros já esteve nas mãos do tribunal constitucional peruano anteriormente em 2002 e 2012, tendo sempre negado provimento a tais pretensões.