Tarde de toiros na Chamusca

  • Praça de toiros da Chamusca, 5 de Outubro de 2018, 17h
  • Cavaleiros: Filipe Gonçalves, Francisco Palha e Salgueiro da Costa.  
  • Forcados: Grupo de Forcados Amadores da Chamusca (cabo Nuno Marecos) e Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca (cabo Pedro Coelho dos Reis)
  • Ganadaria: Manuel Assunção Coimbra
  •  Entrada: três quartos

O primeiro toiro da tarde, de pelagem castanha e boa cara, pesou 530 kg e foi lidado pelo cavaleiro Filipe Gonçalves. Nos ferros compridos destacou-se o segundo de boa colocação. Já com nova montada deixou bons ferros curtos, de realçar o segundo que mereceu música e o quarto com emoção que mereceu ovação do público, cravou ainda um par de bandarilhas e um ferro de palmo precedido de toque na montada.

Filipe Gonçalves no quarto toiro da tarde, de pelagem preta e boa cara, que pesou 485 kg, não esteve com acerto na ferragem comprida. Após trocar de cavalo, de destacar o primeiro e o quarto ferros curtos, com a lide em crescendo. Já com nova montada deixou um violino e um ferro de palmo que mereceu aplausos do público. Rematou com outro ferro de violino de boa nota.

O cavaleiro Francisco Palha lidou o segundo toiro da tarde, de pelagem castanha e peso 435 kg. Após deixar dois ferros compridos, trocou de montada e, em terrenos de compromisso, deixa um ferro curto de nota alta. De destacar ainda o quarto ferro curto de boa nota.

No seu segundo toiro e quinto toiro da tarde, da ganadaria Manuel Veiga, de pelagem preta e boa cara, Francisco Palha inicia a lide com um bom ferro comprido de boa colocação. Após trocar de montada deixa um ferro curto de boa nota, rematando bem a sorte. A lide ia em crescendo, com o cavaleiro com um bom sentido de lide a deixar o toiro bem colocado, crava um segundo ferro curto de alta nota, que o público reage com grande ovação. De seguida deixa um terceiro ferro de praça a praça de boa nota. Após um toque na montada perto das tábuas, Francisco Palha, de poder a poder, deixa um ferro curto de altíssima nota, que merece a ovação da tarde e o público de pé. Remata a lide com um muito bom ferro curto, naquela que foi a melhor lide da tarde.

O cavaleiro Salgueiro da Costa na lide do terceiro da tarde, de pelagem castanha e boa cara, que pesou 510 kg, de destacar dois bons ferros curtos. No sexto toiro da tarde, preto bragado e boa cara, com 540kg, Salgueiro da Costa deixou dois compridos bem colocados. Nos curtos, e sem a colaboração do toiro que não se empregava, de destacar o primeiro ferro de boa nota e o terceiro ferro também de nota alta que mereceu ovação do público. Salgueiro da Costa com uma lide mais conseguida apesar da pouca colaboração do toiro.

Pegaram nesta tarde os dois grupos da terra, pelos Amadores da Chamusca pegou o primeiro toiro da tarde o forcado Bernardo Borges, com um cite correcto, concretizou a pega à primeira tentativa com o grupo eficaz a ajudar. Para a cara do terceiro toiro da tarde foi o forcado Francisco Borges, que citou com galhardia, mas a reunião não foi bem conseguida, não ficando na cara do toiro. Na segunda tentativa, cita com correcção e a pega é concretizada com o grupo a ajudar. Para o quinto toiro da tarde salta à praça o forcado Diogo Ambrioso, que na primeira tentativa, com o toiro a empurrar, sai da cara do toiro junto às tábuas. Nesta tentativa o primeiro ajuda Fábio Francisco acabou por sair lesionado, tendo sido anunciado no final da corrida que o seu estado de saúde se encontrava estabilizado. Com um cite correcto a pega acaba por ser concretizada à segunda tentativa com o grupo a ajudar de forma eficaz.

Pelo Aposento da Chamusca, pegou o forcado Rafael Monteiro, com um cite calmo e com o toiro a vir de largo, realiza duas tentativas que resultam malogradas, tendo concretizado a pega ao terceiro intento.  Para o quarto toiro da tarde, saltou à praça o forcado João Diogo, que com um cite correcto não consegue uma reunião eficaz e acaba por sair da cara do toiro. No segundo intento, esteve bem na cara do toiro e concretiza a pega com o grupo a ajudar em tábuas. Para o último toiro da tarde o forcado Francisco Montoya, com um cite correcto, dando vantagens ao toiro, mas com uma reunião menos conseguida acabou por sair da cara do toiro. Na segunda tentativa, esteve com correcção, bem na cara do toiro, tendo a pega sido concretizada com o grupo a ajudar bem.

Esta é a crónica de um aficionado.

Artigos Similares

Destaques