O Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento Vasques, afirmou, em entrevista à revista espanhola “6 Toros 6”, que a Temporada dos 125 Anos da praça de Lisboa “foi uma temporada importante” e sublinhou a presença das primeiras figuras do panorama taurino ibero-americano.
“Estamos também muto satisfeitos por, nas datas chave, o público ter correspondido de uma maneira magnífica” e lembrou a este propósito as três lotações esgotadas: 6 de Abril (Inauguração), 18 de Agosto (125.º aniversário) e 12 de Outubro (Encerramento do Abono).
Sobre a presença das grandes figuras do toureio em Lisboa, Rui Bento Vasques afirmou que tal se deve também à divulgação que a imprensa taurina internacional tem dado ao que se passa no Campo Pequeno: “Estou convencido de que, com o vosso apoio, o regresso das grandes figuras a Lisboa foi uma realidade pois, se o início elas próprias colocavam reticências, essas reticências foram-se desvanecendo, à medida que que se foram dando conta da repercussões que tem tourear em Lisboa”. E acrescenta: “Faltava ultrapassar essa barreira, mas foi superada e os profissionais deram-se conta da maneira como se trabalha em Lisboa, situação que, tenho de reconhecer, é o resultado de remarmos todos para o mesmo ado. A presença das figuras do toureio foi um factor chave para internacionalizar o Campo Pequeno”.
Rui Bento referiu ainda a presença constante de nomes da sociedade nas corridas, designadamente políticos, relembrando que, no dia 12 de Outubro, estiveram no camarote VIP do Campo Pequeno vinte e um deputados da Assembleia da República, para além de ser normal reconhecer na assistência antigos Ministros e Secretários de Estado e Autarcas (antigos e actuais).
Sublinhou ainda o papel positivo da Prótoiro, na aproximação de diversas figuras da cena política ao espectáculo tauromáquico.
Leia a entrevista completa abaixo.
Fotografias: Frederico Henriques / Campo Pequeno